Polónia | Guia e Dicas Úteis de Viagem

A Polónia é sem dúvida um dos destinos turisticos europeus mais promissores. Começa, pouco a pouco, a ser cada vez mais divulgada e apreciada por tudo o que oferece a quem a visita: preços relativamente baixos em comparação a outros destinos europeus, deliciosa gastronomia, um património histórico e cultural riquissimos e paisagens naturais  absolutamente incríveis. Abaixo encontras um guia repleto de dicas úteis de viagem sobre a Polónia para começares a planear a tua próxima aventura na Europa.


Localização

A Polónia está localizada na Europa Central e rodeada a Oeste pela Alemanha, a Sul pela República Checa e a Eslováquia, a Leste pela Ucrânia e a Bielorrússia e a Norte pelo Mar Báltico e a Lituânia.

Moeda Local

A Polónia é um dos países europeus que não aderiram ao Euro. A moeda continua a ser o Zloty. Vê a taxa de câmbio aqui.

Os melhores sítios para trocares dinheiro são os bancos, ou os Kantor (lojas de câmbio localizadas em pontos estratégicos nas cidades/localidades). Por regra, o aeroporto nunca é um bom sítio para trocar dinheiro já que apresenta taxas de câmbio menos atrativas.

Polónia

Comida

A comida na Polónia assenta largamente em vegetais como a beterraba e os pepinos, tubérculos (batatas), cogumelos e muita carne. Os pastéis Pierogi, com vários recheios diferentes como cogumelos, queijo, carne ou batatas e queijo, são uma das grandes especialidades polacas, podendo ser servidos cozidos ou fritos.

Alguns pratos típicos:

  • Pierogi (pasteis recheados)
  • Rosół (Sopa de Galinha)
  • Gołąbki (Rolo de couve)
  • Polskie naleśniki (panquecas polacas)
  • Goulash polaco

Varsóvia Polónia

Costumes e tradições

  • Na Polónia é costume dar-se 3 beijinhos como cumprimento em vez de 2 como em Portugal.
  • Temas relacionados com a II Guerra Mundial, a Rússia ou o comunismo devem ser abordados com cuidado por serem temas ainda sensíveis na sociedade polaca.
  • Atravessar uma estrada fora da passadeira ou com o sinal vermelho para peões resulta numa multa quase certa.
  • Retirar os sapatos quando se é convidado para a casa de alguém local é algo esperado.
  • Para te dirigires a alguém de forma respeitosa deverás usar “Pan” (para homens) ou “Pani” (para mulheres), seguidos pelo apelido da pessoa.

Polónia

Principais palavras e expressões em polaco

  • Bom dia/Boa tarde: Dzień dobry (diz-se “djane dobri”)
  • Boa noite: Dobry wieczór (diz-se “dobri vietchur”)
  • Obrigado: Dziękuję (diz-se “djen kuién”)
  • Saúde (brinde): Na zdrowie! (diz-se “na zdrovié”)
  • Adeus: Do widzenia (diz-se “so vidzénia”)

Polónia

Quando ir à Polónia

O clima na Polónia pode ser de extremos: muito quente ou muito frio, por isso é sempre melhor viajares nas estações intermédias como a Primavera e o Outono. Para além de temperaturas mais amenas, consegues preços mais baixos a nível geral.

Polónia


Vê também o artigo Seis coisas a saber antes de visitar a Polónia

Voos para a Polónia

A TAP tem voos diretos de Lisboa para Varsóvia. do Porto poderás viajar diretamente pela Wizz Air e de Faro com a Ryanair. Para Cracóvia existem voos diretos pela Ryanair, a partir de Lisboa e Porto. De Faro não existem voos diretos.

Voos para a Polónia

polónia

Transportes na Polónia

A rede de transportes públicos na Polónia é extremamente eficiente e bem organizada, distribuindo-se por autocarros, elétricos e metro, dependendo da cidade ou localidade. Os bilhetes podem ser comprados dentro dos transportes ou em máquinas normalmente localizadas ao lado de paragens por valores tão baixos como 3 zloty por um bilhete para 20 minutos (cerca de €0,70).

A tarifa dos táxis ronda os 6 zloty a que acresce 2,20 zloty por quilómetro. É importante teres atenção para evitar os táxis não-oficiais, que só têm um pequeno sinal de táxi no tejadilho e que não se regem por tarifas definidas oficialmente.

Para percorreres a Polónia e ficares a conhecer a fundo o país, o melhor será alugares um carro, algo que poderás fazer online através do site RentalCars.com.

Polónia

O que visitar e fazer na Polónia

Varsóvia

Varsóvia PolóniaA capital da Polónia conseguiu renascer das cinzas após a sua destruição quase total durante a II Guerra Mundial. É hoje uma cidade cosmopolita, onde a cultura e a história fazem as delicias de qualquer viajante em busca de um pouco mais de conhecimento sobre alguns dos momentos mais marcantes da história europeia.

Alojamento em Varsóvia

Cracóvia

Cracóvia PolóniaCrácóvia, a segunda maior cidade da Polónia, é sem dúvida um destino a não perder numa viagem por este país. A sua arquitetura clássica e tradicional e variedade a nível de oferta cultural e de lazer, faz com que seja um dos destinos turisticos mais promissores na Europa.

Alojamento em Cracóvia


Vê também o artigo O que fazer em Cracóvia. Nove locais imperdíveis.

Campos de Concentração Auschwitz e Auschwitz-Birkenau

PolóniaOs campos de concentração de Auschwitz e Auschwitz-Birkenau, localizados a cerca de 1h30 de Cracóvia, são testemunhos de um dos episódios mais cruéis e marcantes da história mundial: o holocausto nazi. A experiência não é fácil do ponto de vista emocional, mas é, sem dúvida algo essencial para se compreender melhor este momento da história. A forma mais simples de visitar este local passa por adquirires um tour que inclua transporte a partir de Cracóvia e visita guiada aos campos e museu.

 

Mina de Sal Wieliczkza

Mina se Sal Wieliczka PolóniaA Mina de Sal de Wieliczkza, localizada a cerca de 20 minutos de distância de Cracóvia e construída há mais de 700 anos atrás, é um local fascinante que te dá uma visão detalhada da vida dos mineiros de sal que outrora a exploravam. É aqui também que se encontra uma das mais bonitas capelas subterrâneas do mundo. Para visitares a Mina poderás sempre adquirir um tour que inclui transporte de Cracóvia mais entrada e visita guiada.

Lagos de Masuria

PolóniaA zona de lagos de Masuria, localizada no nordeste da Polónia, a cerca de 2h30 de distância de carro de Varsóvia, é uma área natural composta por mais de 2000 lagos, florestas densas e pitorescas cidades. A melhor altura para visitar é durante o Verão, de forma a aproveitar tudo o que os lagos têm para oferecer.

Ver bisontes europeus no Parque Nacional de Bialowieza

PolóniaO bisonte europeu, primo do bisonte norte-americano, dado como praticamente extinto desde 1919, é hoje o animal nacional da Polónia. Após vários intensivos programas de reprodução levados a cabo por jardins zoológicos, o bisonte europeu foi reintroduzido na natureza podendo ser encontrado no Parque Nacional de Bialowieza, localizado no Leste da Polónia, perto da fronteira com a Bielorrússia. A melhor altura para avistar esta espécie é durante o Inverno.

Descobrir as montanhas dos Cárpatos

PolóniaO sul da Polónia, junto à fronteira com a Eslováquia, está rodeado pelas imponentes montanhas dos Cárpatos, a segunda maior cordilheira da Europa, a seguir aos Alpes. De fácil acesso a partir de Cracóvia, são o local ideal para amantes da natureza e das atividades ao ar livre, oferecendo fantásticas oportunidades para caminhadas, ski ou escalada.

Visitar Gdansk

PolóniaLocalizada junto da costa norte da Polónia, Gdansk, uma pitoresca cidade dotada de um rico património cultural e arquitetónico, é muito conhecida pelo seu centro histórico fortemente influenciado pela arquitetura tradicional alemã e polaca.

Alojamento em Gdansk

 

Fazer ski em Zakopane

PolóniaLocalizada no sul da Polónia, aos pés das montanhas Tatras, Zakopane é o mais popular destino de montanha do país, sendo procurado por turistas em busca de oportunidades de caminhadas no Verão e ski no Inverno, numa paisagem de enorme beleza natural. Para além das oportunidades de atividades ao ar livre, Zakopane é também conhecida pela arquitetura pitoresca dos chalets de madeira datados dos séculos 19 e 20.

Alojamento em Zakopane

 

Fazer praia na Peninsula Hel

PolóniaA Peninsula Hel, com uma extensão de 35kms, está localizada no Norte da Polónia, a cerca de 1h30 de comboio de Gdansk. No verão, durante os meses de julho e agosto, transforma-se na estância balnear por excelência do país, sendo muito procurada em especial por praticantes de windsurf.

Alojamento em Hel

Visitar a pequena cidade de Zalipie

PolóniaZalipie, localizada no Sudeste da Polónia, é uma das maiores atrações turisticas do país. Conhecida como “a aldeia mais florida da Polónia”, a aldeia atrai milhares de visitantes com as suas pequenas e pitorescas casas tradicionais de madeira decoradas com desenhos coloridos nas suas fachadas, pintados à mão pelos seus habitantes.


polónia

 

Gostaste do artigo? Então não te esqueças de deixar um comentário abaixo e de seguires o Joland através do Instagram e Facebook!

☆ Aproveita o desconto de 5% para seguidores do Joland na compra de um Seguro de Viagem IATI através deste link: Seguro de Viagem IATI ☆ 
➪ Planeia a tua viagem com estes links úteis

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Reservar Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Skyscanner.

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros* ou da World Nomads
* aproveita o desconto de 5% nos seguros da IATI ao reservares através do link acima

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau