Manila poderá não ser a cidade mais interessante do Sudeste Asiático em termos turísticos mas, na minha opinião, não deixa de ser um destino a incluir num roteiro de viagem pelas Filipinas. É o centro económico, politico e cultural do país das 7000 ilhas e está localizada na ilha de Luzon. 

Originalmente um assentamento muçulmano, foi em 1571 invadida pelos espanhóis, em 1774 pelos chineses e pilhada pelos holandeses em meados do século XVII. Em 1898 é ocupada pelos norte-americanos e durante a II Guerra Mundial pelos japoneses. Em 1945 é praticamente totalmente destruída durante a sua recuperação pelos EUA. Durante o século XX registou um crescimento extremamente acelerado que levou a que se tornasse num dos maiores centros económicos da região do Pacífico.

Quem visita Manila hoje em dia pode encontrar ainda vestígios da presença das várias nacionalidades que a ocuparam ao longo dos séculos, não só a nível arquitetónico, mas também na própria cultura e costumes dos seus habitantes.

Neste artigo dou-te algumas sugestões sobre o que fazer e ver em Manila, deixando-te igualmente algumas dicas úteis para que possas planear da melhor forma a tua visita a esta cidade alucinante.


Dicas Úteis 

⇒ Transportes em Manila

O trânsito caótico de Manila torna a tarefa de te deslocares de A para B um pouco mais complicada e demorada do que o habitual. Felizmente existem várias opções disponíveis dentro do sistema de transportes em Manila para o fazeres. Desde táxis a comboios, carros da Grab, autocarros ou os icónicos jeepneys: cabe-te a ti escolher a melhor opção tendo em conta o destino e orçamento disponível. A app Sakay.ph poderá dar-te uma ajuda no planeamento do teu percurso.

Para informações detalhadas lê o artigo

Transportes em Manila | Guia Completo

⇒ Onde ficar em Manila

Makati: Localizada no centro da cidade, é uma das zonas mais populares entre turistas por ser limpa, oferecer segurança e uma grande variedade de coisas para fazer e ver. Alojamento em Makati

Malate: Recheada de restaurantes, bares e discotecas, é uma zona animada e segura, perfeita se procuras estar perto de locais de entretenimento. Alojamento em Malate

Intramuros: Uma das zonas mais antigas da cidade. Perfeita para quem queira ficar mesmo no coração histórico de Manila. Alojamento em Intramuros.

Quezon City: A zona de eleição para quem procura um ambiente mais moderno e vibrante. Está recheada de lojas, cafés, bares e restaurantes da moda. Alojamento em Quezon City


O que ver e fazer em Manila

Visitar a “cidade” muralhada de Intramuros

Catedral de Manila

Catedral de Manila | Foto Wikimedia Commons, Tujean

Construída durante a ocupação espanhola no século XV, a cidade muralhada de Intramuros é um dos locais que não podes mesmo perder numa visita a Manila. Aqui encontras vários vestígios da presença espanhola a nível arquitetónico e a nível cultural, através dos vários monumentos espalhados pela zona, entre os quais o famoso Forte Santiago, a Catedral de Manila, a Igreja de San Agustin e a Casa Manila.

Vê o pôr do sol sobre Manila Bay

Ver o pôr do sol sobre Manila Bay, a partir do calçadão da Roxas Boulevard, é um dos rituais mais antigos da cidade, e há até quem diga que é um dos pôres do sol mais bonitos do mundo. Na zona encontras ainda várias bancas de comida e artistas de rua.

Visita o Parque Rizal

Fonte luminosa no Parque Rizal

Foto de Almighty Tabuena no Pexels

Ainda conhecido como “Luneta”, nome que apresentava até aos anos 50, o Parque Rizal estende-se ao longo de 60 hectares preenchidos por lagos, jardins e monumentos. Foi aqui que foi proclamada a independência das Filipinas em 1946, e é hoje em dia o local perfeito para uma caminhada ao final da tarde. Aos sábados e domingos à noite/final de tarde, o seu auditório ao ar livre costuma ser palco de vários concertos.
Morada: Roxas Blvd, Malate, Manila

Visita o complexo do Museu Nacional

Museu de História Natural em Manila

Museu de História Natural | Foto de Almighty Tabuena no Pexels

Para saberes um pouco mais sobre a História e cultura das Filipinas, o Museu Nacional será o destino ideal. Localizado no Parque Rizal, este complexo inclui a Galeria de Arte Nacional, o Museu do Povo Filipino e o novo Museu de História Natural. Este último abriu em maio de 2018 e é atualmente um dos museus mais populares da cidade.
Morada: Padre Burgos Avenue, Rizal Park, Manila

Vai beber um copo à noite em Poblacion (Makati) ou Bonifacio

Se tens curiosidade em experimentar a vida noturna de Manila, então as zonas de Bonifacio ou Poblacion (em Makati)  são o destino a incluir no teu roteiro de viagem por Manila. Na primeira encontras todo o tipo de bares e na segunda encontras bares mais alternativos e modernos, não fosse Makati um dos bairros mais trendy da cidade.

Experimenta as iguarias em Binondo e em Quezon City

Street Food em ManilaBinondo é a Chinatown mais antiga do mundo e, como qualquer outra Chinatown, o local ideal para te deliciares com as várias iguarias que por lá encontras a preços bem baixinhos. Em Quezon City encontras o paraíso da comida de rua, com vendedores quase em cada esquina.

Descobre o lado indie/underground de Manila no Cubao Expo

Procuras um lado mais alternativo e menos turístico de Manila? Dá um pulo ao Cubao Expo, um local recheado de lojas vintage, galerias de arte, restaurantes e lojas de música indie.
Morada: 3 General Romulo Ave, Cubao, Quezon City, 1109 Metro Manila

 

Gostaste do artigo? Então não te esqueças de deixar um comentário abaixo e de seguires o Joland através do Instagram e Facebook!

Este artigo poderá conter links de afiliados.

☆ Aproveita o desconto de 5% para seguidores do Joland na compra de um Seguro de Viagem IATI através deste link: Seguro de Viagem IATI ☆ 
➪ Planeia a tua viagem com estes links úteis

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Reservar Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Skyscanner.

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros* ou da World Nomads
* aproveita o desconto de 5% nos seguros da IATI ao reservares através do link acima

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau