Os destinos mais seguros para viajar sozinha

Como mulher a viajar sozinha já dei por mim, antes de cada viagem, à procura de informação sobre os destinos mais seguros. É perfeitamente normal este cuidado acrescido, principalmente quando uma mulher pensa em viajar sozinha, que talvez a maior parte dos homens não partilhe frequentemente. Regra geral, as mulheres sentem-se mais vulneráveis quando viajam sozinhas pelo que procuram sempre o máximo de informação possível antes de decidirem sobre o seu destino ou quando se encontram a planear a viagem dentro de cada país.

Deixo-vos aqui uma pequena lista de 10 dos países mais seguros do mundo, feita com base em informação oficial, na minha experiência pessoal e nos testemunhos de outras mulheres viajantes, que vos poderá ajudar a dar o primeiro passo para uma viagem a solo ou a planear a próxima! 🙂


Islândia

Em nº 1 no Global Peace Index a nível mundial e regional (Europa).

Também conhecido como “The Land of Fire and Ice“, a Islândia é um país de contrastes naturais com paisagens deslumbrantes de vulcões, geysers e glaciares, onde praticamente todos os habitantes falam inglês quase perfeito, a infraestrutura turística é fantástica e o nível de criminalidade é praticamente nulo. É, sem dúvida, um dos destinos mais seguros do mundo e não poderia faltar nesta lista.

destinos mais segurosDinamarca

Em nº 2 no Global Peace Index a nível mundial e regional (Europa).

Encontramos muitas vezes a Dinamarca no topo de rankings dos países com maior qualidade de vida do mundo. Não é de admirar: exemplos de arquitectura fantástica por todo o lado, tesouros culturais, uma gastronomia reconhecida mundialmente através das inúmeras estrelas Michelin que tem vindo a receber… Já está na lista? 🙂

destinos mais segurosNova Zelândia

Em nº 4 no Global Peace Index a nível mundial e nº 1 a nível regional (Ásia-Pacífico).

Já aqui falei antes sobre a Nova Zelândia, e é um país que está no topo da minha lista já há algum tempo. Conheci muitas mulheres viajantes ao longo das minhas viagens que já tinham estado na Nova Zelândia e que só tinham boas coisas a dizer. As paisagens, o povo, os contrastes e o facto de ser um dos destinos mais seguros. É de ir, e rápido!!

destinos mais seguros

Japão

Em nº 8 no Global Peace Index a nível mundial e nº 2 a nível regional (Ásia-Pacífico).

Onde a alta tecnologia e uma sociedade altamente evoluída vivem lado a lado com tradições passadas de geração em geração. A terra natal desse presente dos deuses que é o Sushi e um país cujos habitantes são dotados de grande educação, delicadeza e respeito pelo próximo. O Japão esteve na calha antes da última viagem que fiz, tendo sido substituído à última hora. Mas continua na lista!

destinos mais seguros

Butão

Em nº 18 no Global Peace Index a nível mundial e nº 1 a nível regional (Ásia do Sul).

Não encontramos o Butão em muitas wishlists de viagens por aí, mas também o considerei na minha última viagem. Um país intensamente budista, onde a Felicidade Nacional Bruta é mais importante do que o Produto Nacional Bruto, onde 60% do país deverá manter-se obrigatoriamente florestado, onde mosteiros e montanhas com picos cobertos de neve decoram a paisagem, onde são frequentes Festivais de Dança e cultura tradicional. Não é propriamente um país indicado para quem pretenda viajar de forma independente já que só é permitida a entrada quando inserida numa tour, mas é sem dúvida um dos destinos mais seguros do mundo.

destinos mais segurosSingapura

Em nº 24 no Global Peace Index a nível mundial e nº 4 a nível regional (Ásia-Pacífico).

Estive lá em Agosto deste ano e confirmo que de facto não me senti nada insegura enquanto lá estive (vê também o artigo Roteiro de Viagem: Singapura, Malásia e Indonésia). Arranha-céus de perder de vista, centros comerciais a cada virar de esquina, uma rede de transportes bem desenvolvida, um jardim botânico fantástico… e isto apenas no centro da cidade. Uma visita aos arredores poderá levar-te para o meio de florestas tropicais habitadas por macacos, lagartos gigantes e pássaros exóticos.

Roteiro Malasia Indonesia

Costa Rica

Em nº 34 no Global Peace Index a nível mundial e nº 1 a nível regional (América Central).

O país da “Pura Vida”, do verde intenso das suas florestas, de ondas, praias e sunsets perfeitos e de um povo hospitaleiro e descontraído. A Costa Rica detém o 1º lugar no ranking dos destinos mais seguros e com melhor qualidade de vida da América Central  E não há ninguém que lá tenha ido e que não fale da Costa Rica com um sorriso rasgado na cara. Isto diz muito, não? 🙂

destinos mais segurosLaos

Em nº 41 no Global Peace Index a nível mundial e nº 7 a nível regional (Ásia-Pacífico).

Viajei sozinha pelo Laos em Maio de 2014 e confirmo que foi um dos destinos mais seguros em que já estive. Paisagens fantásticas a que o Sudeste Asiático já nos habituou, um povo afável e descontraído. Um país perfeito para quem procura descanso para a mente e diversão para a alma 🙂 Vê também as crónicas da minha viagem por lá: Crónicas Vietname e Laos 2015.

Luang Prabang - Laos

Coreia do Sul

Em nº 42 no Global Peace Index a nível mundial e nº 8 a nível regional (Ásia-Pacífico).

Conhecida como “The land of the morning calm“, a Coreia do Sul é um país com mais de 5000 anos de história e cultura, com paisagens que vão desde parques nacionais densamente florestados, a ilhas remotas, pistas de ski ou aldeias rodeadas por campos de arroz, até uma das cidades mais importantes na Ásia, Seoul, conhecida por viver sob o lema “work hard, play hard“.

destinos mais segurosVietname

Em nº 56 no Global Peace Index a nível mundial e nº 11 a nível regional (Ásia-Pacífico).

Falando por experiência própria: recomendo a todas as mulheres que estejam a pensar em viajar sozinhas. O Vietname foi o meu primeiro destino enquanto mulher viajante a solo, e não poderia ter escolhido melhor. Paisagens deslumbrantes, um povo directo e prático mas muito hospitaleiro, comida de chorar por mais e recordações para a vida :). (Vê também as crónicas da minha passagem por lá em 2015: Crónicas Vietname e Laos 2015.)

Vietname

Boas viagens!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

1 Comment

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.