O trânsito caótico de Manila, a capital das Filipinas, torna a tarefa de te deslocares de A para B um pouco mais complicada do que o habitual. Felizmente existem várias opções de transportes em Manila disponíveis para o fazeres. Desde táxis ao comboio, a carros da Grab, a autocarros ou os icónicos jeepneys: cabe-te a ti escolher a melhor opção tendo em conta o destino e orçamento disponível.

Neste artigo dou-te algumas informações e dicas úteis sobre os transportes em Manila, que te poderão ajudar a planear da melhor forma a tua visita a esta cidade.

Para uma ajuda extra poderás sempre experimentar a app Sakay que te permite descobrir rapidamente quais os transportes em Manila que deverás apanhar para o trajeto que tens em mente.


Transportes em Manila

Táxi

Zona de Táxis, aeroporto de Manila | Transportes em Manila
Aeroporto de Manila

Táxi Cupão: Este tipo de táxis encontra-se à saída da zona de chegadas no aeroporto. Terás de te dirigir ao respetivo balcão e dar o teu nome e destino. É-te dado um preço fixo para essa viagem e após o pagamento, um cupão com os teus dados, que terás de entregar ao motorista. Apesar de apresentar preços mais elevados, é uma opção segura para quem acabou de chegar ao país e ainda não percebe bem como funciona o sistema de transportes.

Táxi Amarelo: Disponíveis também no aeroporto, apresentam uma tarifa um pouco mais elevada do que os táxis normais, mas em compensação diz-se que são mais seguros. Tarifa inicial de 70PHP a que acrescem 4PHP a cada 300 metros e mais 4PHP por cada 2 minutos de espera ou de paragem no trânsito.

Táxi Branco: Este é o táxi que encontras na cidade. Tarifa inicial de 40PHP a que acrescem 3,50PHP a cada 300 metros e mais 3,50PHP por cada 2 minutos de espera ou de paragem no trânsito. No entanto têm uma má reputação, sendo conhecidos vários casos em que tanto locais como turistas foram enganados pelos seus motoristas. Ao entrares num destes táxis certifica-te que o taxímetro é efetivamente ligado.

Grab: Em alternativa aos táxis, poderás sempre usar os serviços seguros e eficientes da Grab (os serviços da Uber foram suspensos). 

 

Comboio

Em Manila encontras ainda um sistema de comboio que atravessa a cidade e que se divide em 2 linhas principais, a MRT e a LRT, que depois se dividem em mais linhas. Não se pode dizer que seja o sistema de transporte ferroviário mais eficiente do mundo, mas sempre é uma alternativa ao trânsito caótico da cidade.

Infelizmente não tem ligação com o aeroporto, pelo que terás sempre de sair na estação Taft (MRT) ou na estação EDSA/Pasay (LRT) e seguir até uma estação de autocarros lá perto para apanhares o shuttle do aeroporto. 

O preço dos bilhetes varia entre os 12PHP e os 28PHP. 

Nota: Evita as horas de ponta, das 7h às 9h e das 17h às 21h se a ideia de te sentires como uma sardinha em lata não te agrada.

Abaixo tens o mapa das linhas de metro, no entanto podes sempre recorrer à app Urban-Map que te permite tê-lo sempre disponivel no telemóvel.

Mapa MRT e LRT

 

Jeepneys e Autocarros

Jeepney | Transportes em Manila
Jeepney em Manila

Dentro do leque de alternativas de transportes em Manila encontras ainda autocarros normais com ou sem ar condicionado que percorrem as principais estradas da cidade.  O valor do bilhete não é pago ao motorista mas sim recolhido por funcionários que percorrem o autocarro. O valor da viagem encontra-se entre os 10PHP e os 13PHP. É recomendado que tenhas notas pequenas ou o valor exato, especialmente logo de manhã.

Em alternativa aos autocarros tens ainda os Jeepneys, o icónico transporte de Manila. Feitos de antigos veículos militares deixados pelos norte-americanos após a II Guerra Mundial e pintados com desenhos de cores vivas (alguns verdadeiras obras de arte), são a opção de transporte mais económica na cidade.

O valor da viagem varia de acordo com o destino, mas ronda os 8PHP. O bilhete é pago ao condutor e quem fica sentado mais ao fundo do jeepney normalmente é responsável por passar o dinheiro dos outros passageiros ao condutor. Cada jeepney tem o nome das paragens escritas na própria carroçaria lateral, mas convém sempre perguntar a alguém na rua qual o melhor jeepney para o destino que tens em mente. Para saíres do jeepney num determinado ponto da viagem (sem ser nas estações pré-determinadas) deverás gritar “Para po” (Pare por favor).

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.