25 Locais imperdíveis no Sudeste Asiático

Nos últimos 2 anos a maior parte das minhas viagens têm tido como destino vários países do Sudeste Asiático. Tailândia, Vietname, Laos, Camboja, Malásia, Singapura, Indonésia, Myanmar… A última vez que lá fui acabei por ficar 3 meses. Visitei países onde já tinha estado antes e descobri novos destinos como Myanmar, que me deixou encantada. E nestas viagens tive o privilégio de conhecer locais fantásticos que me deixaram momentos magníficos guardados na memória. E é com base nas minhas próprias experiências e nas de outros viajantes que fui conhecendo pelo caminho, que desenvolvi esta lista com 25 locais a não perder no Sudeste Asiático para aproveitares ao máximo a tua próxima viagem!


1| Kuang Si Waterfall – LAOS

As cascastas de Kuang Si parecem quase desenhadas por mãos humanas de tão perfeitas que são. Estão localizadas a poucos kms de distância de Luang Prabang, no Laos. As suas águas transparentes são perfeitas para um mergulho nos dias de maior calor.

(Para mais info sobre o Laos vê o artigo: Guia de Viagem – Laos)

Luang Prabang - Laos - Sudeste Asiático


2| Templos de Bagan – MYANMAR

Bagan é um destino a não perder numa viagem por Myanmar. São mais de 2000 templos, alguns milenares, a visitar. Não percas a oportunidade de ver o nascer do sol do topo de um dos templos ou (caso o teu orçamento o permita) de um balão de ar quente.

(Para mais info sobre Myanmar vê o artigo: Guia de Viagem – Myanmar)

Bagan - Myanmar - Sudeste Asiático


3| Templos de Ayutthaya – TAILÂNDIA

Ayutthaya, a outrora capital do Reino de Sião, está localizada a apenas 1 hora de Bangkok, na Tailândia. Hoje em dia as ruínas dos seus templos e edifícios mantêm viva a memória desses tempos grandiosos. Talvez reconheças a sua mais famosa escultura: a famosa cabeça de Buda presa numa árvore.

(Para mais info sobre Ayutthaya vê o artigo: Guia de Viagem – Ayutthaya)

tailândia - sudeste asiático - ayutthaya

4| Petronas Twin Towers – MALÁSIA

As Petronas Twin Towers, construídas em 1998, tornaram-se com o decorrer do tempo num edifício icónico da cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. A vista das Torres à noite é particularmente bonita mas durante o dia é possível subir até à ponte que as une para admirar as vistas sobre a cidade.

(Para mais info sobre a Malásia vê o artigo: Guia de Viagem – Malásia)

Sudeste Asiático | Malásia | Kuala Lumpur


5| Halong Bay – VIETNAME

Considerado Património Mundial pela UNESCO em 1993, Halong Bay significa em português “a baía do dragão que desce para o mar. Reza a lenda que as 3000 ilhas de Halong Bay foram criadas por um dragão que ao descer para o mar, raspou com a cauda nas montanhas. Vale a pena percorrer a baía num barco durante pelo menos 2 dias com estadia incluída no barco, passeio de kayak, aula de culinária, entre outras actividades.

(Para mais info sobre o Vietname vê o artigo: Guia de Viagem – Vietname)

Dicas de viagem Vietname | Sudeste Asiático

6| Angkor Wat – CAMBOJA

Viajar pelo Sudeste Asiático, ir ao Camboja e não visitar Angkor Wat é… não, isso não acontece. Este é um local obrigatório numa viagem pelo Camboja. Designado Património da Humanidade pela UNESCO em 1992, é aqui que “vivem” as ruínas de templos milenares que faziam parte do Império Khmer entre os séculos IX e XV. O complexo principal de templos fica localizado a cerca de 5 kms da cidade de Siem Reap.

(Para mais info sobre o Camboja vê o artigo: Guia de Viagem – Camboja)

Camboja - Sudeste Asiático - Angkor Wat


7| Gardens by the Bay – SINGAPURA

Singapura tem um ambiente totalmente diferente do que se vive nos outros países do Sudeste Asiático (na verdade é considerada uma cidade-estado, não um país). Tem um feeling bastante mais ocidentalizado do que os seus vizinhos e é governado sob uma série de regras que fazem com que seja um dos locais mais limpos e seguros do mundo. Os Gardens by the Bay são uma das suas maiores atracções. Estão, como o nome indica, localizados junto à Baía e são um verdadeiro Oásis de 101 hectares, construído pelo Homem, no meio de uma cidade preenchida por arranha-céus. A não perder: o espectáculo nocturno das Super Trees feito de uma combinação de luzes e músicas épicas.

Sudeste Asiático | Singapura


 8| Ijen Crater – INDONESIA (Java)

Já pensaste no que seria assistires de perto a um espectáculo de luzes azuis, com um aspecto surreal, a sairem directamente cratera de um vulcão? Então toca a torná-lo realidade. Para assistires a este espectáculo só tens de te por a andar em direcção à ilha de Java, na Indonésia e fazer um trekking de cerca de 2h45 até à cratera. A luz azul tem origem no gás sulfúrico que é emitido a cerca de 600ºC.

(Para mais info sobre a Indonésia vê o artigo: Guia de Viagem – Indonésia)

Yogyakarta


9| Cu Chi Tunnels – VIETNAME

A história dos Túneis Cu Chi, em Ho Chi Minh, no Vietname, não tem as origens mais felizes. Mas são hoje uma das maiores atracções do país e da cidade em particular. Esta rede de túneis foi construída nos anos 60 durante a Guerra no Vietname. Chegou a estender-se da cidade de Ho Chi Minh até à fronteira com o Camboja e ajudava as tropas vietnamitas a movimentarem-se em segredo durante a Guerra.

(Para mais info sobre o Vietname vê o artigo: Guia de Viagem – Vietname)

Sudeste Asiático
Foto de Grayline

10| Batu Caves – MALÁSIA

As Batu Caves são uma das maiores atracções na Malásia. São um local de celebração religiosa hindu e estão localizadas a cerca de 30 minutos de comboio de Kuala Lumpur. Na base da sua grande escadaria com 272 degraus encontra-se a maior estátua da divindade hindu Murugan do mundo com 42mt de altura. Todos os anos (fins de Janeiro ou início de Fevereiro) as Batu Caves são alvo de uma peregrinação em massa por ocasião do festival Thaipusam.

(Para mais info sobre Kuala Lumpur vê o artigo: Guia de Viagem – Kuala Lumpur)

Malásia - Sudeste Asiático


11| Templo de Tanah Lot – INDONESIA (Bali)

O templo de Tanah Lot está localizado em Tabanan, a cerca de 20km de Dempasar, em Bali, na Indonésia. Estima-se que date do século XVI. Foi construído com o objectivo de servir para homenagear os deuses do mar. Hoje em dia é uma famosa atracção turística. Junto à base do templo, por algumas rupias tens direito a uma benção especial.

(Para mais info sobre a Indonésia vê o artigo: Guia de Viagem – Indonésia)

Sudeste Asiático


12| Old Town Hoi An – VIETNAME

Hoi An é, sem duvida alguma, uma das cidades mais bonitas de todo o Sudeste Asiático, senão mesmo a mais bonita. A zona da Old Town está preenchida por lojas, restaurantes e bares que ocupam hoje em dia as outrora casas de mercadores, pescadores e artesãos que se mantiveram perfeitamente conservadas até ao dia de hoje. Foi considerado Património Mundial pela UNESCO em 1999.

(Para mais info sobre Hoi An vê o artigo: Guia de Viagem – Hoi An)

Dicas de viagem Vietname - Hoi An - Sudeste Asiático

13| Komodo National Park – INDONÉSIA

O Dragão de Komodo, um dos animais mais famosos e temidos do mundo habita a Ilha que lhe deu o nome, localizada na Indonésia, a Este de Sumbawa e Oeste da ilha de Flores. E é uma das principais razões pela qual a ilha é tão procurada por milhares de turistas de todo o mundo que todos os anos viajam pelo Sudeste Asiático e Indonésia em particular.

(Para mais info sobre a Indonésia vê o artigo: Guia de Viagem – Indonésia)

Sudeste Asiático
Foto de Geria Bali Vacation

14| Mount Bromo – INDONESIA (Java)

O Mount Bromo é um dos mais activos vulcões do mundo e está localizado na ilha de Java, na Indonésia. Uma das actividades mais famosas na ilha de Java é o trekking até ao topo do vulcão para ver o magnífico cenário do nascer do sol.

(Para mais info sobre a Indonésia vê o artigo: Guia de Viagem – Indonésia)

Sudeste Asiático | Indonesia
Foto de Remote Lands

15| Grutas de Phong Nha – VIETNAME

O Parque Nacional de Phong Nha, Património Mundial Natural da UNESCO desde 2003, é o lar de algumas das maiores grutas do mundo, algumas delas descobertas há apenas 7 anos atrás (em 2009). É um local fantástico onde, para além das majestosas grutas terás direito a paisagens magníficas num ambiente tranquilo.

(Para mais info sobre Phong Nha vê o artigo: Guia de Viagem – Phong Nha)

Phong Nha - Vietname
Foto de National Geographic

16| Chocolate Hills – FILIPINAS

As Chocolate Hills (Colinas de chocolate) estão localizadas na ilha Bohol, nas Filipinas. São compostas por cerca de 1200 colinas de vários tamanhos com um formato arredondado. Na época seca a erva que cobre as colinas seca ficando com um tom de chocolate que faz com que as colinas se assemelhem a bombons de chocolate, daí o nome.

Sudeste Asiático
Foto de Getty Images

17| Thum Lod Cave – TAILÂNDIA

A Thum Lod Cave está localizada no Norte da Tailândia, a poucos kms de Pai. A gruta é percorrida numa jangada de bambu com partes feitas a pé para explorar o seu interior. A única luz existente é a do candeeiro a petróleo transportado pelo Guia que te acompanha pela gruta, e os únicos sons são os das gotas a cair do tecto e dos morcegos que a habitam.

(Para mais info sobre a Tailândia vê o artigo: Guia de Viagem – Tailândia)

Pai


18| Wat Rong Khun (Templo Branco) – TAILÂNDIA

O Templo Branco  é uma das principais atracções da cidade de Chiang Rai, no norte da Tailândia. A sua construção iniciou-se em 1997 pelo artista tailandês Chalermchai Kositpipat não se encontrando ainda completamente terminado.

(Para mais info sobre a Tailândia vê o artigo: Guia de Viagem – Tailândia)

Sudeste Asiático
Foto de Oriental Escape

19| Monkey Forest em Ubud – INDONÉSIA (Bali)

A Monkey Forest é uma reserva natural e um complexo de templos hindus, localizada em Ubud, na ilha de Bali, na Indonésia. Ocupa cerca de 10 hectares e é habitada por centenas de macacos e uma grande variedade de árvores e plantas raras. É ainda possível visitar 3 templos hindus que ali se encontram, construídos por volta de 1350.

(Para mais info sobre Ubud vê o artigo: Guia de Viagem – Ubud)


20| Mount Batur – INDONÉSIA (Bali)

O Mount Batur é um vulcão localizado na ilha de Bali, na Indonésia, a 1717mt acima do nível do mar. Uma das actividades turísticas mais famosas em Bali consiste em ver o pôr-do-sol do seu topo, após uma caminhada de 2 horas.

(Para mais info sobre a Indonésia vê o artigo: Guia de Viagem – Indonésia)

Indonesia | Bali | Sudeste Asiático
Foto de TeddyBuddy44 | Flickr

21| Borobudur Temple – INDONÉSIA (Java)

O templo Borobudur é um templo budista do século IX, localizado na ilha de Java, na Indonésia, considerado o maior monumento budista do mundo. É composto por 9 plataformas que representam o percurso até o atingir do Nirvana, que deverão ser percorridas no sentido dos ponteiros do relógio até ao topo.

(Para mais info sobre a Indonésia vê o artigo: Guia de Viagem – Indonésia)

Roteiro Malasia Indonesia | Yogyakarta | Indonesia | Sudeste Asiático


22| Wat Pho (Buda reclinado) – TAILÂNDIA

A estátua do Buda Reclinado, localizado no complexo de templos Wat Pho, em Bangkok, na Tailândia, foi construída em 1832. Representa o atingir do Nirvana pelo Buddha e é uma das maiores estátuas do estilo na Tailândia, atingindo um comprimento de 46mt e uma altura de 15m. É um dos locais mais visitados da capital Tailandesa.

(Para mais info sobre a Tailândia vê o artigo: Guia de Viagem – Tailândia)

8475480082_364f0a3c22_b-2


23| Doi Suthep – TAILÂNDIA (Chiang Mai)

O templo de Doi Suthep está localizado no topo da montanha com o mesmo nome, a cerca de 15kms de Chiang Mai, no norte da Tailândia. Diz-se que a sua construção data de 1383. Pode-se ir de carro ou mota até à base do templo, sendo necessário depois subir cerca de 300 degraus até à entrada (para os menos adeptos de exercício físico ou com mais dificuldades de locomoção, existe um elevador que faz essa subida).

(Para mais info sobre Chiang Mai vê o artigo: Guia de Viagem – Chiang Mai)

Doi Suthep | Chiang Mai | Sudeste Asiático
Foto de wiennat (Flickr)

24| Shwedagon Pagoda – MYANMAR (Yangon)

O Pagoda Shwedagon é o Pagoda budista mais sagrado de Myanmar e a mais famosa atracção de Yangon, a antiga capital do país. Diz-se que foi construído algures entre o século VI e o século X, apesar de existir uma lenda que afirma que tem mais de 2600 anos, que sendo verdade faz com que seja o templo budista mais antigo do mundo.

(Para mais info sobre Yangon vê o artigo: Guia de Viagem – Yangon)

Custos de uma viagem por Myanmar / Budget for a trip to Myanmar / Sudeste Asiático


25| El Nido – FILIPINAS

Um verdadeiro paraíso do Sudeste Asiático, decorado por águas azuis cristalinas e areias brancas, El Nido está localizado na província de Palawan, nas Filipinas. Não foi à toa que conseguiu o primeiro lugar no ranking das 20 praias mais bonitas do mundo pela conceituada publicação de viagens Condé Nast Traveller.

Sudeste Asiático | Filipinas

Pronto, espero que estes 25 locais a não perder no Sudeste Asiático te ajudem a planear a tua próxima aventura por lá! Para dicas sobre como organizar devidamente uma viagem de forma independente dá uma espreita neste artigo: Como planear uma viagem.

E boa viagem! 🙂

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

21 Comments

  1. Eu já tive viagem marcada para ir para o Norte do Vietname era para ser dia 29 Janeiro 2016 , mas esta viagem era sem regresso o que fez cá ficar foi de ir ser avô , mas não me quis pegar muito há minha neta que tem 5 meses porque ainda tenho ideia de ir de vez , só estou a espera de resolver coisas pendentes mas espero no inicio de 2019 ir embora eu conheço uma parte da Ásia mas gosto mais do Norte do Vietname é muito calmo e vida muito barata , por isso também aconselho para fazer essa aventura

  2. Que incrível! Estive há 2 anos na Tailândia, Malásia e Singapura e conheci vários desses lugares. Estou montando outro roteiro para o fim desse ano, de 3 semanas. Chegando e saindo por Hong Kong. Pensei em Hong kong, vietna e Camboja. Alguma sugestão? Será a daria p incluir myanmr? O que vc não deixaria faltar de jeito nenhum? Obrigada!!

    • Ola Paula! Acho que deveria deixar Myanmar para outra altura e dedicar-lhe mais tempo de viagem. Não perca no norte do Vietnam uma ida a Sapa, aos campos de arroz e uma passagem por Hoi An no centro do país! Boa viagem!

  3. Olá! Obrigada pela partilha de info 🙂 ando a organizar uma viagem a solo pela Ásia por 2 meses, e tenciono conhecer Tailândia, vietname e cambodia, na tua opinião é possível fazer estes países com calma, pelo tempo que vou? Irei em finais de outubro e regresso no Natal a pt, mas preocupa-me a época das monções, será que me podes ajudar nestas questões? Obrigada 🙂

    • Ola Raquel! Bem, o clima nesses países não é assim tão simples. Por exemplo o Vietname, quando está bom tempo no norte, não está tão bom no centro do país… mas regra geral, a partir de novembro será a melhor altura para visitar esses países, por isso acho que vais em boa altura! Boa viagem!

  4. A Ásia é mesmo um local incrível. Sempre que faço planos para viajar é inevitável ir lá parar um ano ou outro. Há tanto para ver e a cultura é extraordinária. A tua lista é prova disso!

  5. Uau que lugares incríveis, e passar 3 meses a viajar pela Ásia que maravilha, deve ser mesmo uma experiência e tanto. Espero um dia ter a coragem de fazer algo semelhante És uma inspiração.

    • É um local muito especial para mim Sónia. Ainda hei-de voltar lá outra vez. Obrigada pelo comentário tão simpático! 🙂

  6. Cada um mais fantástico do que o outro, mas confesso que fiquei muito curiosa para conhecer os Cu Chi Tunnels.
    Mas o que dizer da natureza de Java? Um lugar mágico!

    • O Sudeste Asiático é sem dúvida um local muito especial, Luciana. O que não falta lá são sítios únicos para visitar 🙂

  7. Dos destinos citados, já fui em 10 e realmente espero voltar para ver os outros! A Indonésia e as Filipinas são tão lindas, uma pena que não pude ir! Maravilhosa lista!

  8. Sou louca para conhecer vários desses locais, principalmente Tailândia. Adorei a lista porque é sempre bom saber qual é o supra sumo de cada lugar, mesmo porque quando viajamos só podemos ficar no máximo 15 dias e eu sei que 15 dias é pouco para conhecer tanta coisa.

    • Fico contente por ajudar Thaís 🙂 A Tailândia é fantástica, mas confesso que Myanmar e o Vietname são os meus países preferidos naquela zona. Boas viagens!

  9. Nossa, que belíssimo guia, incrível! Bela postagem, e que sorte poder conhecer todos esses lugares… parabéns!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.