Pratos típicos da Tailândia

A gastronomia Tailandesa é extremamente variada, sendo a Tailândia considerada um autêntico paraíso para amantes de comida. Tal como a restante gastronomia no Sudeste Asiático, é baseada em grande parte no arroz e na massa e conhecida por ser extremamente picante (a frase “no spicy” é obrigatória se não estás habituada a uma intensidade elevada de picante!), por recorrer em abundância a ervas frescas e ao famoso molho de peixe que lhe dá um sabor tão característico. Abaixo encontras uma lista com os pratos típicos da Tailândia que eu tive oportunidade de experimentar das 2 vezes que estive naquele país, e ainda alguns pelos quais terei de regressar uma 3ª vez…


1. Pad Thai

O Pad Thai é considerado o prato nacional da Tailândia. Foi o prato que me deu o primeiro gosto da gastronomia Tailandesa e o melhor cartão de visita possível. Noodles misturadas num wok bem quente com rebentos de soja, camarão, ovo e cebola, temperados com molho de soja, açúcar, malagueta. No final, já no prato, é colocada uma cobertura de amendoins picados que lhe dão um gostinho e textura ainda mais magníficos. Prepara-te para ficares viciada. E se tens jeito para cozinhar, vais gostar de saber que o blog Na Proa da Vida, tem uma receita de Pad Thai ótima para fazeres em casa!

Pratos típicos da Tailândia

2. Som Tum (Salada Picante de Papaia)

Se ainda não habituaste as tuas papilas gustativas ao picante, se calhar é melhor seguires em frente para outro prato… O Som Tum (ou Salada Picante de Papaia) é composto por uma mistura de feijão verde, papaia, tomates cherry, alho e malaguetas. O resultado é um interessante sabor agri-doce-picante.

Pratos típicos da Tailândia

3. Gaeng Daeng (Caril Vermelho)

Os pratos de caril são alguns dos principais pratos típicos da Tailândia, e são de comer e chorar por mais. Confesso que fizeram parte das minhas refeições várias vezes durante as 2 semanas que passei em Chiang Mai. Um destes pratos é o Gaeng Daeng. É composto por uma mistura de leite de coco, carne e pasta de caril vermelho, com um toque de folhas de lima por cima. Basta pedires à parte um pouco de arroz branco e mergulhá-lo no caril. É ma-ra-vi-lho-so.

Pratos típicos da Tailândia


Mais dicas de viagem sobre a Tailândia: Guia de Viagem Tailândia


4. Khao Pad (Arroz Frito)

Bem, se há prato que te pode salvar do picante da comida Tailandesa é o Khao Pad, ou arroz frito. É um prato extremamente simples: arroz, ovo, cebola e algumas ervas. Pode ser acompanhado de galinha, vaca ou camarão e existe em todos os restaurantes onde se vá na Tailândia.

Pratos típicos da Tailândia

5. Gaeng Keow Wan Kai (Caril Verde de Galinha)

Confesso que este é o meu prato de caril preferido. Uma mistura de leite de coco com uma pasta de caril verde que fazem de base para pedaços de galinha, mini-beringelas, bambu, folhas de manjericão e coentros.

Pratos típicos da Tailândia


 

 


6. Khao Soi

Só descobri este prato da segunda vez que fui a Chiang Mai e fiquei surpreendida pela descoberta tardia. Tornou-se rapidamente num dos meus pratos preferidos na Tailândia. O Khao Soi é um dos pratos típicos da Tailândia, em particular do Norte, que se diz ter influência Birmanesa. O prato é composto por pedaços de porco ou galinha são cozinhas em leite de coco com caril. O caldo que daqui resulta é depois deitado por cima de noodles de ovo quentes  e coberto com verduras, rebentos e noodles frias.

Pratos típicos da Tailândia


Vê aqui mais dicas de viagem sobre Chiang Mai: Guia de Viagem Chiang Mai


7. Kai Med Ma Muang (Galinha com Caju)

À primeira vista até dirias que este é um prato chinês, mas não, é mesmo Tailandês. Para além da óbvia galinha e caju, este prato é também composto pelo famoso molho de soja doce, cebola, malaguetas, cogumelos e cenoura. O seu travo doce faz com que seja bastante apreciado por quem visita este país.

Pratos típicos da Tailândia

8. Gaeng Matsaman (Caril Massaman)

Outro dos muitos tradicionais pratos de caril Tailandeses. Esta variante não é tão picante como os outros pratos de caril já referidos, por isso uma boa opção para quem se esteja a iniciar na gastronomia tailandesa. É mais doce que os outros e é composto na sua base por canela, noz-moscada, cardamomo e cravinho, sendo normalmente acompanhado por batata.

Pratos típicos da Tailândia

9. Pad See Ew (Noodles Fritos)

Este foi outro prato que provei pela primeira vez no mercado flutuante Taling Chan, em Banguecoque, e que me deixou imediatamente viciada. De fortes influências chinesas, o Pad See Ew é composto por noodles de arroz largas, molho de soja, alho, brócolos chineses, ovo e galinha, vaca, porco ou camarão. É daqueles pratos que nos conforta por dentro. Nunca falha e deixa-me sempre saciada.

Pratos típicos da Tailândia

10. Tom Yum Goong (Sopa Picante de Camarão)

Erva-príncipe, chalotas, molho de peixe, sumo e folhas de lima e malaguetas compõem a base deste aromático prato típico tailandês. O sopa fica completa com a adição de cogumelos e camarões frescos.

Pratos típicos da Tailândia

Então, já decidiste qual o prato que vais provar primeiro quando chegares à Tailândia? 🙂 Boa viagem!

 

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

16 Comments

  1. Só de ver esses pratos já fiquei com água na boca! Adoro a culinária tailandesa, mas nunca me lembro dos nomes. Guardando este post, já que volto lá neste mês.

  2. A Tailândia me atrai por inteira! Aqui em Braga tem um restaurante tailandês. Vou olhar mmais atenta ao menu para saber se há alguns desses pratos. Adoro os que tem leite de coco e amendoins

  3. Fiquei com água na boca ao ler este post! Não conheço muito a cozinha tailandesa, Comi apenas algumas vezes e esses pratos me parecem espetaculares!
    Gostei muito do post e as fotos estão mesmo de atiçar o paladar!

  4. Que bommmmm! Quero prova-los a todos! Acho que já salivei um pouco sobre o computador. 😉 Eu adoro este tipo de gastronomia. Claro que às vezes o picante não ajuda com o calor nestes locais, mas faz parte da experiência, não é? 😉

    • Ehehe, faz parte da experiência sim! Ao inicio custa um bocadinho habituarmos-nos ao picante, mas passado algum tempo já começamos a arriscar um bocadinho mais 😉

  5. Francisco Agostinho Reply

    Olá Jo !
    Mas que apetitosa crónica, obrigado por esta “filtragem” são tantos os pratos, não ?? Assim vai ajudando a descomplicar a “coisa” com esses nomes todos !!Obrigado

    • De nada Francisco! Confesso que o Khao Soi é mesmo o meu preferido, fiquei fã da última vez que estive em Chiang Mai 🙂

  6. Ai que fome, já ia um Tom Yum!!! 🙂
    A gastronomia da Tailândia é incrível e diversificada, e a lista poderia ter 20 ou 30 pratos igualmente deliciosos tal a variedade que existe. Para quem dá valor à gastronomia em viagem, além da Tailândia, naquela região aconselho vivamente a comida vietnamita, para mim uma das melhores do mundo. Abraço e… bom apetite! 🙂

  7. Na verdade, não deveria estar a comentar este post antes de jantar… babo-me por todo o lado 🙂 A comida tailandesa é da melhor que conheço… e vejo que tenho ainda algumas iguarias por provar. Excelente resumo! Tenho de voltar uma quarta vez 🙂

  8. Uaaaaau!!!
    Fiquei morrendo de vontade de provar todos esses pratos!
    Confesso que não gosto de comida muito picante, mas com essas fotos belíssima é impossível não ficar com água na boca!

    Parabéns pelo post
    Abraço

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.