Em outubro de 2018 visitei pela primeira vez a Polónia. Sem grandes expectativas, acabei por voltar para casa encantada com o que lá encontrei. Este país, ainda relativamente fora da habitual rota turística europeia, é um destino que tem tudo para se tornar um dos principais destinos para todos os que procuram história, cultura, gastronomia e entretenimento. Vê abaixo uma lista de 6 coisas que deves saber antes de visitar a Polónia e diz-me depois se consegui que incluisses este país na tua lista de próximas viagens!


Uma gastronomia variada e deliciosa

Com influências de vários países e culturas diferentes, a gastronomia polaca é absolutamente deliciosa. Está assente no uso abundante de cereais (muito pão e massas) e de vegetais como beterraba, pepino, cogumelos e batatas. A carne é também dominante na gastronomia polaca, em especial a de porco e de ganso na altura do Natal e o famoso bife tártaro que se encontra em praticamente todos os menus de restaurante. As sobremesas são algo absolutamente obrigatório apresentando-se sob a forma de uma variedade incrível de bolos e doces. A não perder os famosos PIerogi: os pastéis estilo ravioli, com vários recheios diferentes, que são uma absoluta especialidade da Polónia. E prepara-te para dares por ti a repetir com frequência “não consigo comer mais nada…”.

A sua História vai muito além dos acontecimentos da II Guerra Mundial

Declarada oficialmente um reino em 1025, a História da Polónia foi sempre muito influenciada pela sua posição geográfica que a coloca no centro de várias culturas diferentes. Quer Varsóvia, a capital, quer Cracóvia, apresentam um património cultural e arquitetónico riquissimo sob a forma de imponentes edifícios seculares e vários museus que te levam a descobrir uma história muito interessante que vai muito além dos acontecimentos trágicos da II Guerra Mundial. Foi na Polónia também que nasceram algumas das maiores personalidades do mundo da cultura e ciência como o famoso compositor Frederic Chopin, a cientista Marie Curie e o astrónomo/matemático Nicolau Copernicus.

Tem na Vodka a sua bebida oficial e na cerveja uma obsessão

Prepara-te para mudares a tua opinião em relação à Vodka. Esta é a bebida oficial da Polónia e o que não faltam por lá são inúmeras marcas com diferentes sabores. Numa saída à noite é quase impossível não dares por ti a beber um shot de vodka, quer simples, quer misturado com sumos ou especiarias. A cerveja é, a par da vodka, uma das bebidas mais consumidas no país. Para além das tradicionais marcas Žywiec, Tyskie e Okocim, a Polónia tem vindo a apostar bastante nas cervejas artesanais.

As temperaturas não são sempre árticas

Sim, é verdade que no Inverno as temperaturas na Polónia podem baixar para níveis árticos, mas no Verão verifica-se exatamente o oposto, chegando a atingir máximas de 35º. As temperaturas amenas do Outono e da Primavera fazem com estas sejam as melhores alturas para visitar o país.

É importante conhecer algumas regras

A Polónia tem algumas regras/leis que é importante teres em conta. De uma forma geral, beber bebidas alcoólicas em locais públicos não é permitido. Existem algumas exceções, dependendo da cidade/localidade em questão, que o permitem em alguns locais específicos, mesmo sendo públicos, mas pelo sim pelo não, é melhor não facilitares limitando o consumo aos espaços criados para o efeito. Praguejar em público também é proibido, apesar de esta lei se aplicar em particular à língua polaca, por isso toma atenção quando te aventurares a dizer as tuas primeiras palavras em polaco. E não te esqueças de atravessar sempre nas passadeiras, respeitando os semáforos. Apesar de esta lei também existir em Portugal, na Polónia é efetivamente levada a sério, implicando uma multa caso seja infringida.

Evita dizer que a Polónia é um país da Europa do Leste

Se o fizeres, é certo que serás rápida e rigidamente corrigida por qualquer polaco que fará questão em relembrar que a Polónia é um país da Europa Central. A necessidade de se afastarem por completo de qualquer associação ao regime soviético é uma das causas para esta veemente afirmação.

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

5 Comments

  1. Ainda não tive a oportunidade de visitar a Polónia, mas confesso que a minha lista de locais a visitar por lá é tão grande que mais tarde ou mais cedo vou mesmo de ter que o fazer!

  2. Um país que ainda não visitei mas estou a estudar a hipótese de o fazer em breve, incluindo numa viagem com outros países. Talvez Bielorrússia, Ucrânia ou República Checa.
    Obrigado pelas dicas!

    Rui Quinta, Rui de Viagem

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.