Piódão | Guia e Dicas de Viagem

Depois da visita à aldeia histórica de Monsanto, decidi visitar uma outra aldeia histórica de Portugal que já tinha despertado a minha curiosidade há algum tempo: Piódão. Chegar até lá implica uma viagem pelas apertadas curvas da Serra do Açor. Mas a vista é de tirar o fôlego. Vales e montanhas cobertas por um manto verde de perder de vista. A natureza em todo o seu esplendor fez com que me apaixonasse de novo pelo fantástico país ao qual tenho o privilégio de chamar terra natal.

Piódão, apelidada de “aldeia presépio” devido à disposição das suas casas na encosta e o ambiente que ganha quando cai a noite, é um local verdadeiramente fascinante. Devido à falta de espaço, as casas foram erigidas em altura, não em comprimento. São feitas de xisto com telhados de ardósia e estão encaixadas na encosta da Serra do Açor fazendo o postal perfeito ao entardecer. Abaixo deixo-te um Guia de Viagem sobre Piódão com informações sobre como chegar até lá, o que ver, onde dormir e onde comer, para aproveitares ao máximo o teu tempo lá.

Localização e Como chegar

Se vieres de Lisboa ou do Porto pela A1, terás de sair em direção a Coimbra Norte para depois seguires pelo IP3 em direção a Viseu. No IP3 sais para o IC6 em direção a Arganil/Covilhã/Oliveira do Hospital e depois segues pela N17. Na N17 poderás optar por uma das seguintes alternativas: ir até Arganil ou ir até Coja para depois seguires para o Piódão.

piódão


Onde ficar:

  • Inatel Piódão

O Hotel Inatel Piodão está perfeitamente enquadrado na paisagem numa das encostas da montanha e oferece uma vista fantástica sobre a aldeia. São 27 quartos, piscina coberta, sauna, jacuzzi, sala de jogos… Enfim, tudo o que precisas para aproveitares ao máximo a tua estadia.

Link para reserva: Alojamento Inatel Piódão

  • InXisto Lodges

Localizado em Chãs de Égua, o InXisto Lodges é outro alojamento que se encontra perfeitamente enquadrado na paisagem. As suas 2 casas de xisto, apesar de apresentarem uma arquitectura moderna, encaixam na perfeição no ambiente da Serra e da aldeia de Piódão. E as enormes janelas oferecem-te uma vista magnífica incomparável. Cada casa tem capacidade para 4 pessoas.

Link para reserva: Alojamento InXisto Lodges


Onde comer:

  • Piódão XXI

O restaurante Piódão XXI está localizado à entrada da aldeia. Com uma arquitectura mais moderna e uma esplanada que permite aproveitar os dias de sol, oferece-te uma vista fantástica sobre a Serra e sobre Piódão. Tem como especialidades a Chanfana à moda da Serra, Cabrito assado no forno e Bucho Serrano, entre outros.

Morada: Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, Piódão

  • O Solar dos Pachecos

Também localizado na entrada da aldeia, no largo principal, o Solar dos Pachecos tem uma boa relação qualidade-preço e um menu composto pelos pratos típicos da região. É outra boa escolha para uma refeição em Piódão.

Morada: Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira, Piódão

  • O Fontinha

Este pequeno restaurante está localizado numa das tradicionais casas de xisto desta aldeia histórica. Tal como os outros 2, serve as especialidades típicas da região como a Chanfana ou a famosa Tigelada para sobremesa.

Morada: Rua Manuel Nunes Pacheco, Piódão


O que fazer e visitar:

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz)

É o edifício que mais se destaca mal se chega a Piódão. As suas paredes brancas, embora mantendo os típicos apontamentos em tons de azul, contrastam com a cor de terra dominante das restantes casas da aldeia. A sua origem data do século XVIII tendo no entanto sofrido obras de remodelação ao longo dos anos. 

Aldeia de Piódão em Portugal

Núcleo Museológico do Piódão

É o local ideal para recolher mais informações sobre a aldeia, a sua história, artesanato e tradições, assim como informações turísticas como onde ficar, o que comer, quais os percursos pedestres disponíveis, entre outros. Está localizado junto à Igreja Matriz, no Largo Cónego Manuel Fernandes Nogueira.

Piódão
Créditos da imagem: Aldeias Históricas de Portugal

Capela de São Pedro

Localizada quase no topo da aldeia histórica de Piódão, a Capela de São Pedro exibe as mesmas paredes brancas da Igreja Matriz mas uma dimensão mais reduzida. A sua cruz iluminada por neon à noite faz com que não passe despercebida na paisagem.

Aldeia de Piódão em Portugal

Praia Fluvial

Em dias de maior calor, é praticamente obrigatório um mergulho na praia fluvial de Piódão à qual foi atribuída este ano a Bandeira Azul. A sua água límpida e cristalina e a magnífica paisagem onde está inserida torna-a irresistível.

Piódão
Créditos da imagem: Aldeias Históricas de Portugal

Percursos pedestres

Se gosta de caminhadas então aproveite os vários trilhos traçados e indicados por toda a aldeia. Poderá obter mais informações no Posto de Turismo no Largo principal, junto à Igreja Matriz.

Aldeia de Piódão em Portugal

Provar as deliciosas iguarias

Não saias de Piódão sem provares a sua famosa broa de batata, o queijo da serra, os vários licores ou alguns pratos típicos como a chanfana ou as trutas grelhadas. Deixa lá essas ideias de dietas de lado. Se é para percorreres estas aldeias e não te lambuzares com as suas iguarias, mais vale ficares sossegadita em casa. Bem, estou a exagerar mas tu percebes! 😉 

Piódão


Agradecimentos:

Monsanto

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

5 Comments

  1. Obrigada pela descrição de como visitar e desfrutar de uma beleza natural, por todas as dicas, brevemente vou até ao piódão, assim já levo algumas dicas preciosas, bem haja e continuação de boas descobertas por este maravilhoso país

  2. Raquel Souto Reply

    Coja também é muito bom ia gostar de lá ir.

  3. O Piodão é lindo.
    Já tinha ouvido falar desta aldeia histórica mas descobria por acaso no ano passado, no regresso a casa de passeio pela Serra da Estrela.
    Ficamos de tal forma encantados com a aldeia e com todo o espaço envolvente, trilhos para caminhadas, pessoas e gastronomia que decidimos dormir por lá uma noite.
    Em Agosto há muitos turistas, o que nem sempre nos deixa apreciar a calma e energia daquele local. À noite a magia da lua é encantadora e o silêncio uma dádiva.
    Gostava de visitar no inverno 🙂

    Este ano conheci várias aldeias de xisto na Serra da Lousã: Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Gondramaz e Talasnal. Recomendo vivamente este passeio! Há praias fluviais pelo caminho que valem realmente a pena e a paisagem é de cortar a respiração. Apesar de não serem tão turísticas como o Piodão, são também muito bonitas e bastante mais calmas, para os amantes da natureza e da paz.

    A minha aldeia de eleição. neste âmbito, continua a ser a Aldeia da Pena, na Serra de São Macário, pela simpatia das 7 pessoa que lá vivem, pela gastronomia da tasquinha da Pena e pela paisagem deslumbrante que acompanha a descida à aldeia. Por lá só vive quem la nasceu ou quem dessas gentes descende, o que mantém a tradição!

    Obrigada pela partilha.
    Boas viagens! 🙂

    • Obrigada eu pelas dicas preciosas Cátia 🙂 Tenho andado a estudar também as Aldeias de Xisto. A Aldeia da Pena vai já para a lista das aldeias a visitar. Obrigada novamente e boas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.