Bohol é uma das ilhas nas Filipinas que te oferece um pouco de tudo: natureza pintada de verde luxuriante, a oportunidade de veres o primata mais pequeno do mundo no seu habitat natural (o Tarsier, uma espécie em via de extinção), praias paradisíacas (como não podia faltar nas Filipinas), e a chance de embarcares em aventuras no meio da selva para te subir os níveis de adrenalina. Descobre algumas dicas práticas sobre o que fazer e ver em Bohol, nas Filipinas, e começa já a planear a tua próxima visita ao país das 1000 ilhas.

Vê ainda o artigo Roteiro de viagem de 2 semanas pelas Filipinas

[modula id=”15471″]

Informações Práticas sobre Bohol

Como chegar a Bohol

Para chegares a Bohol poderás voar diretamente para o aeroporto de Tagbilaran a partir de Manila (1h30 de voo), ou apanhar um ferry a partir da ilha de Cebu através da Ocean Jet ou da SuperCat. O ferry leva 2 horas a chegar a Tagbilaran em Bohol, é bastante confortável, e os bilhetes podem ser comprados diretamente com a companhia, na bilheteira local, ou através do site 12go.asia, por exemplo.


Onde ficar em Bohol

Panglao

Esta é a área mais popular em Bohol, sendo escolhida por muitos turistas pelas águas cristalinas e areias brancas da sua praia Alona. É uma pequena ilha localizada a uma curta distância de Bohol.
[otw_shortcode_button href=”https://www.booking.com/searchresults.pt.html?region=5471&aid=890434&no_rooms=1&group_adults=1″ size=”small” icon_position=”left” shape=”square” color_class=”otw-brown” target=”_blank”]Alojamento em Panglao[/otw_shortcode_button]

Rio Loboc

Se procuras o contacto direto com a natureza, então a zona à volta do rio Loboc será a mais indicada para ficares alojada.
[otw_shortcode_button href=”https://www.booking.com/searchresults.pt.html?city=-2433641&aid=890434&no_rooms=1&group_adults=1″ size=”small” icon_position=”left” shape=”square” color_class=”otw-brown” target=”_blank”]Alojamento em Loboc[/otw_shortcode_button]

Tagbilaran

A capital de Loboc é o local ideal para ficares se procuras uma zona prática que te permita aceder rapidamente ao aeroporto ou porto de ferries.
[otw_shortcode_button href=”https://www.booking.com/searchresults.pt.html?city=-2455212&aid=890434&no_rooms=1&group_adults=1″ size=”small” icon_position=”left” shape=”square” color_class=”otw-brown” target=”_blank”]Alojamento em Tagbilaran[/otw_shortcode_button]

Para outras opções de alojamento em Bohol clica aqui: [otw_shortcode_button href=”https://www.booking.com/searchresults.pt.html?region=5469&aid=890434&no_rooms=1&group_adults=1″ size=”medium” icon_position=”left” shape=”square” target=”_blank”]Alojamento em Bohol[/otw_shortcode_button]


Top 10 | O que fazer e ver em Bohol

Visitar o Santuário Oficial dos Tarsiers em Corella

bohol
foto de The Travelling Pinoys

O Tarsier (conhecido localmente nas Filipinas como “mamag”), é considerado o primata mais pequeno do mundo. Esta espécie em vias de extinção não existiria hoje em dia se não fossem pelos esforços do Centro Oficial de Conservação de Tarsiers em Corella, Bohol. Aqui tens a oportunidade de ver Tarsiers no seu habitat natural e de contribuir para os esforços que o Centro faz para a conservação da espécie. Existe outro Centro de Tarsiers na ilha, em Loboc, no entanto não é oficial e existem criticas alusivas ao facto de os animais serem mantidos em más condições, e de ser um centro com fins puramente turísticos. Para chegares ao Centro Oficial de Conservação de Tarsiers em Corella, basta apanhares um autocarro em direção a Sikatuna, no terminal de autocarros em Tagbilaran, e pedir ao condutor para te deixar junto à estrada que terás de percorrer a pé até ao Centro.

Morada: Tarsier Sunctuary Rd, Corella, Bohol, Filipinas | Horário: 2ª a dom – 9h às 16h

Fazer um cruzeiro no Rio Loboc

boholUma das atividades mais populares em Bohol é fazer o cruzeiro que percorre o rio Loboc, um dos rios mais limpos das Filipinas. Podes embarcar num dos cruzeiros oficiais que te leva num passeio pelo rio que inclui almoço, composto por vários pratos típicos, e até algumas oportunidades de karaoke para exibires os teus dotes vocais. Se este tipo de atividades mais turisticas e populares não faz muito o teu estilo, então poderás sempre optar por uma alternativa não-oficial e mais tranquila, negociando um passeio pelo rio com um pescador que encontres por lá.

Visitar as Colinas de Chocolate

Roteiro de Viagem Filipinas | Bohol

Não há como ir a Bohol e não visitar as famosas Colinas de Chocolate. São mais de 1000 e encontram-se espalhadas por uma área de cerca de 50km. O nome destas colinas tem origem na cor castanho-chocolate que adquirem durante a estação seca (novembro a maio). As lendas dizem que as colinas surgiram na sequência de uma luta entre dois gigantes, a ciência apresenta duas teorias diferentes: uma defende as colinas tiveram origem na erosão natural da acumulação de calcário marinho e a outra afirma que as colinas foram em tempos recifes de corais que vieram “à tona” após uma alteração geológica. Seja qual for a verdadeira explicação, este é um cenário que merece muito uma visita e o ar de admiração com que ficas ao admirar aquela paisagem surreal. Para lá chegares podes apanhar um autocarro público na estação de terminal de autocarros em Tagbilaran que siga em direção a Carmen.

Deixar o tempo passar devagar na Praia Alona, em Panglao

bohol
foto de Insights Looloo

Localizada na ilha de Panglao, junto a Bohol, a praia de Alona é uma tipica praia das Filipinas: as suas areias brancas, água cristalina e inúmeras palmeiras como pano de fundo fazem com que seja o local ideal para alguns dias de pura descontração. Aqui encontras inúmeras oportunidades para fazer snorkelling ou mergulho e uma crescente oferta de hotéis e restaurantes que começa a transformar a zona num dos destinos mais procurados nas Filipinas.

Dar um passeio de kayak à noite para ver os pirilampos

bohol
foto de D’Yan Lang

Não existirão muitas outras oportunidades de fazeres algo como isto. Apesar de muitas pessoas optarem por fazer este tour no rio Loboc, diz-se que existem mais possibilidades de avistar os pirilampos no Rio Abatan, a 15 minutos de distância de Tagbilaran. O tour começa ao final da tarde oferecendo-te a oportunidade de assistires ao por do sol no teu kayak, prolongando-se depois pela noite, altura em que poderás assistir ao espetáculo de luzes oferecido por milhares de pirilampos que pairam sobre o rio.

Explorar a gruta Hinagdanan

bohol
foto de 4RVentures

Entre as várias grutas que se podem encontrar em Bohol, a gruta Hinagdanan, na ilha de Panglao, é a mais popular e de acesso mais fácil. Com cerca de 100 metros de comprimento, está repleta de estalactites e estalagmites e é o lar de um lago de águas de cor turquesa com cerca de 10 metros de profundidade. Para além de visitar a gruta, é também possível nadar no lago por uma taxa adicional de 100 pesos, por isso, pelo sim pelo não, leva o fato de banho contigo!

Morada: Bingag, Dauis, Bohol | Horário: 2ª a 6ª – 7h30 às 18h / Sab e Dom – 8h às 17h | Bilhete: 25 pesos + 100 pesos (nadar no lago)

Visitar a floresta de Mognos

boholEsta floresta criada por mão humana, é uma paisagem totalmente inesperada nas Filipinas. A melhor forma de visitar e admirar a floresta de Mognos em Bohol é alugando uma mota e percorrendo a estrada que a atravessa ao longo de 2kms. Enormes mognos limitam a estrada de ambos os lados, oferecendo uma sombra refrescante e um cenário inesquecível.

Atravessar as pontes gémeas de bambu

boholApesar de não ser uma atração propriamente inesquecível, aproveita o teu tempo em Bohol para visitares as pontes gémeas em bambu. O seu movimento ondulante oferece uma pitadinha de adrenalina quando a atravessas a pé. Eu saí do autocarro na estrada principal e percorri a pé a estrada secundária que vai até às pontes.

Aumentar a adrenalina no Danao Adventure Park

bohol
foto de MyLittleAdventure

Se não resistes a uma boa dose de adrenalina sempre que tens a oportunidade, então aproveita para visitar o Danao Adventure Park. Localizado na provincia de Danao, aqui podes fazer ziplining, rappel, explorar grutas, rafting, entre muitas outras atividades, no meio de um ambiente natural incrível.

Morada: Buenavista-Carmen-Danao-Jetafe Road, Danao, 6344 Bohol, Filipinas | Horário: 2ª a dom – 6h às 17h

Mergulhar em cascatas de águas cristalinas

Quem é que não acharia irrestivível um mergulho numa cascata de águas cristalinas? Na área junto ao Danao Adventure Park encontras 3 cascatas que te oferecem o cenário perfeito para refrescares o corpo e mente: a cascata Laguna, as cascatas gémeas Hangtud e a cascata Laman.

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.