Playlist – Top 20 Músicas de Viagem para Wanderlusters

Se há uma coisa que não pode faltar nas minhas viagens, e na verdade na minha vida, é música. Passei pela fase do pop, depois o rock, metal, alternativa, indie… Hoje em dia, com mais “sabedoria” em cima, gosto de tudo um pouco. Gosto de boa música. Sem rótulos, sem preconceitos. Se for boa entra na minha playlist. E sabes como uma boa banda sonora pode fazer toda a diferença num filme? A mim acontece-me o mesmo com as viagens. 

Uma longa viagem de autocarro, comboio ou avião não seria a mesma sem as músicas que normalmente me fazem viajar quando estou em casa. É habitual passar algumas horas a trabalhar na selecção musical a incluir no iPhone antes de partir de viagem. E por isso mesmo decidi partilhar aqui no Joland a minha playlist de 20 músicas de viagem. Abaixo encontras uma descrição e video de cada uma e no final do post a playlist completa no Spotify.


1| “The Passenger” – Iggy Pop

Um clássico e como não podia deixar de ser, em número 1 nesta playlist de músicas de viagem. “I am a passenger and I ride and I ride…”. Não há forma de ouvir esta música e não nos sentirmos invadir por uma vontade de partir sem data de regresso.


2| “Riders on the Storm” – The Doors

Outro clássico intemporal. Que música. Experimenta ouvi-la numa viagem de comboio ou autocarro enquanto ouves a chuva a bater na tua janela e prepara-te para entrares de imediato numa outra dimensão.


3| “Hopeless Wanderer” – Mumford & Sons

Esta é daquelas músicas de viagem que me põe imediatamente a pensar no meu próximo destino. “Don’t let your heart grow cold” dizem eles. Não podia estar mais de acordo.


4| “Ramble on” – Led Zepellin

Com uma letra inspirada pela história do livro “O Senhor dos Anéis” de J.R.R. Tolkien, este é sem dúvida um dos grandes clássicos de sempre. O anel é substituído por pela busca de um grande amor por todo o mundo. Fala de liberdade e da eterna procura da felicidade. E o que se pode querer mais? 😉


5| “Mausam” – Nitin Sawhney

A India é um país que me fascina há já demasiado tempo. E as músicas de Nitin Sawhney, especialmente as do álbum “Beyond Skin” transportam-me directamente para lá, sempre que as ouço. “Mausam” fala das mudanças que decorrem na nossa vida ao longo do tempo. De tristeza, de felicidade, e do equilíbrio que deverá existir entre uma emoção e a outra. E aquele concerto na Aula Magna, em Lisboa, em novembro de 2019? Inesquecível…!


6| “Ticket to Ride” – The Beatles

Esta música sempre fez parte da minha playlist de músicas de viagem. A interpretação óbvia da letra estaria relacionada com viagens, com a partida da miúda de quem ele gosta. Mas na realidade a origem da letra tem várias teorias, incluindo a que se referia aos dias passados pelos elementos da banda no Red Light District em Hamburgo, na Alemanha. Independentemente da origem da letra, podemos concordar que é uma excelente música, certo?


7| “Roam” – B52’s

A letra desta música diz tudo: “Fly the skies, see the seas, run around all the continents. Go ahead, roam without a care.”


8| “Wonderlust King” – Gogol Bordello

Poucas músicas têm uma letra tão relacionada com viajar o mundo, novas experiências e viver a vida ao máximo como a “Wonderlust King” dos Gogol Bordello. “But I’m a wonderlust king. I stay on the run, let me out, let me be gone


9| “Fast Car” – Tracy Chapman

A sensação de liberdade de pegar no carro e partir sem destino certo. Apesar de a música não estar diretamente relacionada com viagens, é ou não é uma música perfeita para roadtrips?


10| “The Golden Age” – Beck

Put your hands on the wheel. Let the golden age begin, let the window down, feel the moonlight on your skin. Let the desert wind cool your aching head. Let the weight of the world drift away instead.”. E aquela guitarra logo no inicio…? É isto, não é? 🙂


11| “The Sea” – Morcheeba

Viaja para um destino de praia bem longe e enquanto olhas para linha do horizonte, ouve esta música. Depois diz-me se não faz sentido inclui-la numa playlist de músicas de viagem. “I left my soul there, down by the sea. I lost control here, living free.


12| “I drove all night” – Cindy Lauper

Um clássico dos anos 80, da grande Cindy Lauper. Das músicas mais “nhó nhó nhós” de sempre, mas também uma das mais perfeitas para roadtrips.


13| “Here I go again” – White Snake

Esta música põe qualquer um a cantar o refrão apaixonadamente, não me venham com coisas! A derradeira música do viajante solitário.


14| “Hard Sun” – Eddie Vedder

Quem é que não sonhou em ser o Cristopher McCandless pelo menos uma vez ao ver o filme “Into the Wild“? A ideia de deixar tudo para trás e de partir mundo fora totalmente livres é algo que inevitavelmente mexe connosco. E sempre que ouço esta música, da banda sonora do filme, há algo dentro de mim que começa a fervilhar e um sorriso que se desenha automaticamente na minha cara.


15| “I’ve been everywhere” – Johnny Cash

Crossed the desert’s bare, man. I’ve breathed the mountain air, man. Of travel I’ve had my share, man. I’ve been everywhere“. O grande Mr. Johnny Cash, senhoras e senhores.


16| “Have love, will travel” – The Black Keys

Música original dos punk-rockers dos anos 50/60, os The Sonics, aqui interpretada pelos The Black Keys. Um clássico no mundo das músicas de viagem.


17| “Postcards from Italy” – Beirut

Uma música sobre saudade e memórias de tempos felizes. Ouvi-la em viagem faz-me querer aproveitar ainda mais o momento para guardar as melhores e mais vividas recordações.


18| “Road Trippin” – Red Hot Chilli Peppers

Haverá música mais indicada do que esta para iniciar uma roadtrip? A resposta é não. É impossível. “Road trippin’ with my two favorite allies. Fully loaded we got snacks and supplies. It’s time to leave this town, It’s time to steal away. Let’s go get lost anywhere in the U.S.A.


19| “Time to move on” – Tom Petty and the Heartbreakers

Tens alergia a rotinas e à estagnação? Junta-te ao clube e põe esta música a tocar. Faz sentido, não faz? “What lies ahead, I have no way of knowing. But under my feet, baby, grass is growing. It’s time to move on, it’s time to get going


20| “Sweet Disposition” – Temper Trap

Há melhor sensação do que a de te sentires totalmente livre e olhares para a vida como um livro em branco à espera que lá deposites as tuas crónicas e memórias? É assim que eu me sinto em viagem. E esta música é a banda sonora perfeita para esses momentos.


Playlist Spotify

E aqui tens a playlist completa, no Spotify. Eu vou continuar a actualizá-la com mais músicas, por isso se quiseres, adiciona-a às tuas playlists preferidas!


E tu? Que músicas fazem parte da tua playlist de viagem? Deixa as tuas sugestões na caixa de comentários abaixo!

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

5 Comments

  1. Assim de repente podes acrescentar à lista:
    Homeward bound – Simon & Garfunkel (live at Carnegie Hall)
    Soak up the sun – Sheryl Crow
    Scar Tissue – Red Hot Chilli Peppers
    Follow the sun – Xavier Rudd

    🙂

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.