Os melhores destinos de viagem | 2016

A escolha dos melhores destinos de viagem dependerá sempre (entre outros factores) da altura do ano em que nos encontramos. Seja por uma questão de clima, de budget, ou de eventos específicos de determinados países ou cidades, é sempre importante ter uma noção das melhores alturas ou meses do ano para visitar os destinos na nossa wishlist

Para ajudar deixo abaixo uma sugestão dos melhores destinos de viagem por cada mês do ano, para facilitar um bocadinho o processo de decisão!


JANEIRO

Myanmar (Birmânia)

melhores destinos

Recentemente aberto ao turismo, Myanmar (ou Birmânia) é ainda um dos países mais “puros” do Sudeste Asiático. Quem visita este país costuma dizer que sentiu que andou para trás no tempo, encontrando um povo mais genuíno, tradições mais puras e um ambiente único.

A época seca em Myanmar verifica-se entre os meses de Novembro e Maio com temperaturas entre os 19º e os 33º. É considerada a época alta pelas excelentes condições climatéricas que se verificam nesta altura. Um dos maiores festivais do ano no país tem lugar no final de Janeiro, em Bagan: o Ananda Temple Festival.


Vê também o artigo: Myanmar | Guia e Dicas de Viagem

FEVEREIRO

Índia

melhores destinos

A Índia é um daqueles países que quem visita só pode amar ou detestar. Não há sentimentos no meio. Cores, tradições e cheiros fortes marcam este país e fazem com que permaneça um dos destinos mais fascinantes do mundo. Fevereiro é um mês recheado de eventos interessantes na Índia, que vão desde feiras de artesanato, a festivais de dança e música tradicionais, até ao Carnaval que se realiza em Goa.

O clima na Índia varia bastante dependendo da zona em que nos encontramos (Norte, Centro ou Sul). No entanto, o período que vai de Novembro a Fevereiro é normalmente o melhor na maioria do país. As únicas cidades menos recomendadas nesta altura (por uma questão de clima) serão Nova Deli, Srinagar, Darjeeling e Jaisalmer.


MARÇO

Cuba

melhores destinos

Cuba é um país verdadeiramente fascinante pelas suas praias, cultura, pessoas e ambiente. Com a mudança nas relações entre Cuba e os EUA, prevê-se que as mudanças se façam sentir muito em breve, pelo que para visitar ainda o lado puro e encantador deste país, há que planear uma visita o mais rapidamente possível.

A época seca vai de Novembro a Abril. Em Março, as temperaturas encontram-se entre os 20 e os 28º, sendo uma altura agradável para visitar Cuba.


ABRIL

Tailândia

melhores destinos

A Tailândia é, sem dúvida, um dos países mais turísticos do mundo, e percebe-se bem porquê. Praias paradisíacas, gastronomia deliciosa e uma cultura fascinante fazem com que este país seja considerado um dos melhores destinos de férias, por turistas de todo o mundo.

Em Abril a Tailândia encontra-se ainda na época seca, e é também a altura em que os Tailandeses celebram o fim de ano. É um evento a não perder. 


Vê também o artig: Tailândia | Guia e Dicas de Viagem

MAIO

Escócia

melhores destinos

O país das paisagens de tirar o fôlego, dos kilts, das gaitas de foles e das tradições com centenas de anos. Em Maio a Escócia encontra-se em plena Primavera, a época mais seca do ano e com temperaturas mais amenas. O sol começa a brilhar em força e a natureza começa a mostrar-se em pleno. No verão, apesar dos dias serem mais longos, existe uma maior probabilidade de aguaceiros.


JUNHO

Tanzânia

melhores destinos

Um dos melhores destinos no mundo para quem procura embrenhar-se na natureza e na vida selvagem, em todo o seu esplendor. De Maio a Outubro a Tanzânia passa pela época seca. É a melhor altura para assistir à migração dos animais no Serengeti e para visitar os parques naturais do Sul e Oeste do país.

Em Junho é mais fácil avistar animais selvagens porque se concentram à volta de poças de água e rios, e porque existe menos vegetação. Há também poucos mosquitos devido à ausência de chuva e o céu está na maior parte do tempo limpo.


JULHO

Suécia

melhores destinos

As paisagens deslumbrantes de vastas florestas e lagos de águas cristalinas, aliadas ao seu estilo de vida descontraído e liberal, fazem da Suécia um dos mais fascinantes e melhores destinos da Europa.

Em Julho a Suécia passa pela altura mais quente do ano, em que as temperaturas vão desde os 15º aos 23º. Devido ao bom tempo, todos os cafés e atracções ao ar livre estão abertos. No Verão, o sol praticamente nunca se põe na Suécia, dando origem ao sol de meia noite, um fenómeno melhor visto no norte do país.


AGOSTO

Cabo Verde

melhores destinos

Este arquipélago de 10 ilhas, a apenas 4 horas de viagem de Portugal, oferece de tudo um pouco: vulcões, vales verdes, praias de vastas dunas de areia branca, e um paraíso para os amantes de desportos radicais aquáticos.

Apesar de Agosto marcar o início da época das chuvas, é também a altura em que o vento diminui de intensidade e as temperaturas aumentam atingindo máximas de 30º e mínimas de 25º, fazendo deste mês um dos melhores para visitar Cabo Verde.


Vê também o Top 10 dos Melhores Destinos de Praia.

SETEMBRO

Turquia

melhores destinos

A Turquia é um país com uma herança histórica incrível, paisagens fabulosas entre a montanhas e praias, e uma gastronomia fabulosa já reconhecida por todo o mundo. Em Setembro as temperaturas ainda continuam bastante agradáveis, entre os 17 e os 25º, e o país vai começando a libertar-se da enchente de turistas que o visitam no Verão.


OUTUBRO

Marrocos

melhores destinos

Vastas dunas douradas, altas montanhas e cidades recheadas de cores, sabores e tradição, são apenas algumas das características deste país fascinante, localizado a poucas horas de distância de Portugal. Outubro é uma boa altura para visitar Marrocos, com temperaturas entre os 15º e os 29º, e uma menor afluência de turistas. É também o mês em que decorre a Bienal de Arte de Marraquexe.


NOVEMBRO

Nepal

melhores destinos

O lar do grandioso monte Evereste, de tradições e cultura milenares, e de algumas das paisagens mais magnificas do mundo. Em Novembro, os céus limpos oferecem as melhores condições para uma das actividades pelas quais o Nepal é mais conhecido: o trekking. Novembro é também o mês em que decorre o maior festival Sherpa no país, o Festival Mani Rimdu no Mosteiro de Tengboche, que inclui danças tradicionais, cerimónias de fogo e vários rituais religiosos.


DEZEMBRO

Sul da Austrália

melhores destinos

O Sul da Austrália, onde se localizam cidades como Melbourne e Adelaide, não é tão procurado do ponto de vista turístico como o Norte do país, mas tem como maiores atractivos o seu estilo de vida descontraído, vinho de qualidade superior, variedade de festivais culturais e a hospitalidade dos seus habitantes.

Dezembro marca o início do Verão Australiano. As temperaturas ainda não atingiram o seu pico mas já se revelam bastante agradáveis com médias à volta dos 28º, fazendo com que este seja um dos meses ideais para visitar esta parte da Austrália.

Boas viagens! 🙂

Gostaste do artigo? Então não te esqueças de deixar um comentário abaixo e de seguires o Joland através do Instagram e Facebook!

Este artigo poderá conter links de afiliados.

☆ Aproveita o desconto de 5% para seguidores do Joland na compra de um Seguro de Viagem IATI através deste link: Seguro de Viagem IATI ☆ 
➪ Planeia a tua viagem com estes links úteis

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Reservar Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Skyscanner.

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros* ou da World Nomads
* aproveita o desconto de 5% nos seguros da IATI ao reservares através do link acima

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau