Sabias que podes viajar de avião gratuitamente entre as 9 ilhas que compõem os Açores? Se não sabes, é normal, já que este não é um serviço que seja muito divulgado publicamente (as companhias aéreas não têm propriamente interesse nisto). Mas a verdade é que existe, e é uma excelente oportunidade para conheceres outras ilhas para onde ainda não existem voos low cost diretos, reduzindo assim também bastante o teu orçamento de viagem. Neste artigo explico-te tudo sobre o que é e como poderás solicitar o encaminhamento inter-ilhas gratuito através da SATA, a companhia aérea regional dos Açores.

Voo da SATA nos Açores

O que é o encaminhamento inter-ilhas da SATA?

Com a entrada em 2015 de companhias low cost nos Açores, foram negociadas uma série de contrapartidas entre o Governo Central e o Governo Regional, entre as quais se encontrava a extensão do transporte aéreo gratuito entre ilhas pela SATA a todos os passageiros, mesmo os não residentes nos Açores, independentemente da companhia aérea que tivessem escolhido para chegar até ao arquipélago.

Por exemplo, imagina que adquiriste um voo direto de Lisboa para São Miguel ou para a Terceira, mas na verdade a ilha que tu queres mesmo visitar é o Pico. Neste caso tens a possibilidade de não ter de adquirir 2 bilhetes para a tua viagem: a SATA poderá oferecer-te gratuitamente o transporte da ilha para onde voaste inicialmente para a (e da) Ilha do Pico.

Como funciona?

Um passageiro que tenha adquirido um voo para os Açores, com origem e/ou com destino em Portugal Continental ou Madeira, poderá solicitar à SATA o transporte aéreo gratuito para qualquer outra ilha do arquipélago.

Para isso, terás de solicitar previamente à SATA este mesmo serviço, apresentando provas do bilhete de avião já adquirido, em qualquer balcão ou loja da companhia, através do formulário disponível online ou através do Call Center pelo número de telefone +351 296 209 730. O pedido online deverá ser feito com uma antecedência mínima de 120h (5 dias) em relação à data de partida do teu voo para os Açores. Caso optes pela via telefónica, o prazo é de 24h.

Vista sobre Ilha do Pico, Açores - Encaminhamento Inter-Ilhas

Ilha do Pico, Açores

Condições para o encaminhamento inter-ilhas

Para poderes ter elegibilidade para a solicitação deste serviço de encaminhamento gratuito inter-ilhas, deverás no entanto cumprir alguns dos requisitos, que passo a referir abaixo:

  • Não podes passar mais de 24 horas seguidas na ilha para onde voaste inicialmente
    • Por exemplo, apanhaste um voo low cost para a Terceira: o voo de encaminhamento para outra ilha deverá decorrer dentro das 24 horas seguintes. O mesmo se aplica no caso dos voos de saída: o encaminhamento de volta para a Terceira deverá ter lugar dentro do período de 24 horas que antecede o teu voo de saída dos Açores.
  • A chegada ou partida para ou dos Açores deverá ser Portugal
    • É obrigatório que o teu voo para o arquipélago dos Açores tenha tido origem e/ou tenha como destino Portugal Continental ou a Ilha da Madeira.
  • Tens de ter contigo comprovativo do voo adquirido
    • Caso a reserva do bilhete de encaminhamento seja feita através do Call Center ou de uma loja ou balcão da SATA , terás até 6 horas para enviares o comprovativo do teu bilhete por email. Caso faças o pedido online, deverás anexar o teu bilhete no formulário que existe para o efeito.
  • Não podes ter comprado o teu bilhete com milhas ou através de um programa especial
    • O serviço não está disponível para passageiros que voem para os Açores com bilhetes adquiridos ao abrigo de programas de fidelização (isto é, com milhas), ou bilhetes especiais para funcionários da aviação

Para mais detalhes e solicitação de reservas visita:
Encaminhamentos Inter-Ilhas SATA

 

Gostaste do artigo? Então não te esqueças de deixar um comentário abaixo e de seguires o Joland através do Instagram e Facebook!

Este artigo poderá conter links de afiliados.

☆ Aproveita o desconto de 5% para seguidores do Joland na compra de um Seguro de Viagem IATI através deste link: Seguro de Viagem IATI ☆ 
➪ Planeia a tua viagem com estes links úteis

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Reservar Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Skyscanner.

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros* ou da World Nomads
* aproveita o desconto de 5% nos seguros da IATI ao reservares através do link acima

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau