15 Dicas de Viagem Essenciais

Estas 15 dicas de viagem foram escritas com base nas minhas próprias experiências de viagem. O objectivo:  ajudar-te a voltares para casa com as melhores recordações possíveis das tuas próprias aventuras pelo mundo. Ser-te-ão especialmente úteis caso estejas a planear a tua primeira grande viagem. Mas mesmo que não seja a tua primeira aventura por destinos longínquos, poderão ajudar-te a aproveitares de forma diferente a experiência numa próxima vez. Boas viagens!

dicas de viagem


1. Viaja o mais leve possível

No dia em que fores comprar a tua mochila vais-te sentir tentada a comprar a maior que lá houver. Não queres ter de deixar nada para trás por não teres espaço na mochila e queres ainda ter espaço suficiente para todas as traquitanas e souvenirs que planeias trazer para casa. O primeiro conselho que te dou? Resiste a essa tentação. Não há nada pior de que andar com a casa atrás em viagem. Acredita, não vais precisar assim de tanta coisa durante a tua viagem.  E para além do facto de andares com menos peso às costas, pensa também no dinheiro que vais poupar ao não ultrapassares o limite de peso estabelecido por algumas companhias aéreas.


Este artigo sobre O que levar na mochila para longas viagens poderá dar-te uma ajudar extra.


2. Faz um seguro de viagem.

Acredita, se alguma coisa puder correr mal, vai correr mal. Por isso trata de fazer um seguro de viagem antes de partires, que te cubra eventuais furtos, perdas, problemas de saúde, perda de voos e afins. Viajar de consciência tranquila é a melhor forma de conseguires ter as melhores recordações possíveis quando voltares a casa, e é uma das melhores dicas de viagem que te poderia dar. Um dos seguros mais recomendados é o da World Nomads. É o que eu uso sempre.


Vê o artigo Seguro de viagem | Vantagens, Coberturas e Simulação para mais info sobre o assunto.


3. Marca uma Consulta do Viajante.

O objectivo é teres uma viagem tranquila e evitar ao máximo ficar de cama a meio da viagem, trancada no wc ou trazeres algo menos bom contigo para casa, certo? Ok, então uma das melhores dicas de viagem que te posso dar é a marcação de uma Consulta do Viajante, com uma antecedência de 4 a 6 semanas antes de partires, para poderes levar as vacinas adequadas ao país de destino e as receitas para os medicamentos essenciais a meter na mochila. 

4. Descarrega uma app de GPS.

Não imaginas o jeito que te vai dar teres um mapa na palma da tua mão quando estás a tentar encontrar o caminho de volta para o teu hotel no meio de uma cidade desconhecida, ou dentro de um táxi quando achas que o taxista te está a tentar enganar com o caminho. Eu descarreguei a “maps.me” (é gratuita) e até agora nunca me deixou mal.

5. Não planeies demasiado

Antes de partires é bom teres uma ideia dos sítios que queres mesmo visitar mas não te feches demasiado num itinerário. Vais conhecer diferentes pessoas e vais ouvir falar de sítios de que nunca tinhas ouvido falar antes quando lá estiveres. Como dizíamos no Laos “It’s in God’s hands!“. Os melhores momentos são aqueles de que não estávamos à espera. Go with the flow… 🙂


Lê este artigo com dicas úteis sobre Como planear uma viagem de forma independente.


6. Experimenta ficar em homestays

Sim, num hostel tens a oportunidade de conhecer muitos outros viajantes e num hotel tens todo o conforto e privacidade a que estás habituada em casa. Mas experimenta (nem que seja por 2 noites apenas) ficares numa homestay. As homestays são basicamente casas onde realmente vivem famílias locais onde poderás ficar por valores normalmente bastante acessíveis, dando-te a oportunidade de conviveres com os locais e aprenderes mais sobre a sua cultura, os seus costumes e o seu dia-a-dia.


Lê este artigo para mais dicas sobre Como e onde reservar alojamento.


7. Aprende as frases básicas.

Aprende a pelo menos dizer “olá”, “obrigada”, “desculpe”, “bom dia”, “boa tarde”… O “hello“, “thank you” e afins são reconhecidos em praticamente todo o mundo, mas nunca fez mal a ninguém aprender algumas pequenas palavras de forma a interagir um pouco mais com a cultura local. Sabadee! 🙂

8. Respeita os costumes e tradições locais

Quando visitas a casa de alguém é suposto respeitares as suas regras como forma de boa educação, certo? Aplica-se o mesmo quando visitas outro país: as regras e costumes poderão ser diferentes do que estás habituada em casa, e poderão por vezes até não fazer muito sentido para ti, mas por boa educação, respeita-as. És uma visita. Pediste autorização para entrar e foi-te dada. A única coisa que te é exigida é que respeites a população local e os seus costumes.


Vê também o artigo O que não fazer em viagem em 14 países diferentes.


9. Interage com os locais

É normal termos a tendência de nos juntarmos e interagirmos mais com outros viajantes quando viajamos. Especialmente com aqueles que partilham a mesma cultura ocidental que nós. A população local acaba por fazer apenas “parte da paisagem” e acabamos por ter receio de interagir com os locais por não sabermos bem como abordá-los. Na tua próxima viagem, tenta sair um pouco da tua zona de conforto e interage mais com quem vive naquele país em questão. Vais-te surpreender com a generosidade, carinho e espontaneidade que recebes em troca. E voltas para casa com uma experiência muito mais completa e enriquecedora.

10. Sai dos trilhos habituais

Não te limites aos roteiros habituais dos guias turísticos. Uma das melhores dicas de viagem que te posso dar é a de arriscares e saíres dos trilhos de vez em quando. Se o fizeres com cabeça e segurança, vais acabar por descobrir um outro lado do país que não vem descrito no Lonely Planet e afins.

11. Sê open-minded

Esquece preconceitos, tabus, medos, inseguranças. Vais ver que lá, independentemente de seres normalmente introvertida ou extrovertida, vais ser, acima de tudo, tu mesma. Arrisca, faz o que sentes que te apetece fazer. Mete conversa, sorri, ri, dança, abraça. 🙂

12. Evita o gelo e água não engarrafada.

Esta regra aplica-se em particular a destinos de países sub-desenvolvidos onde a qualidade da água não é a melhor e poderá arruinar-te a viagem pelo menos durante alguns dias… Não vale a pena arriscar. Se não sabes de onde veio a água ou o gelo que te puseram à frente, não bebas. Opta antes sempre por água engarrafada e evita o gelo para garantires que não passas mais tempo na casa de banho do que a ver as vistas.

13. Experimenta a comida local.

Não cedas à tentação de recorrer a comida a que estás normalmente habituada quando estiveres num destino exótico. “When in Rome, be roman“. A comida local é normalmente óptima e variada e se os locais sobreviveram uma vida inteira, tu também o conseguirás fazer durante umas semanitas ou meses. Arrisca e experimenta algo que nunca experimentarias em casa.

14. Mantém o passaporte bem perto de ti.

A par dos cartões de crédito/débito, o teu passaporte é sagrado. Se estiveres em hotéis decentes com cofre, deixa-o lá. Se não, anda sempre com ele. E lembra-te de o digitalizares e guardares a cópia no teu email. Isto ser-te-á útil caso o percas, facilitando bastante a obtenção de um novo passaporte junto de uma embaixada ou consulado.


Lê mais sobre segurança em viagem aqui: Viajar sozinha em segurança | 15 dicas úteis


15. Mente e braços abertos.

O sorriso que tens estampado na cara e o brilhozinho nos olhos não vão deixar ninguém indiferente. Vais conhecer pessoas de todo o mundo, ansiosas por partilhar a sua experiência e momentos felizes contigo. Recebe-as de mente e braços abertos e aproveita até ao último momento, não há nada melhor 🙂


Pronto, espero que estas dicas de viagem te ajudem a trazer um sorriso na cara ainda maior que o habitual. Boa viagem 🙂

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

3 Comments

  1. Fantasticas dicas João!!! Espero este ano voltar ao SAsiatico mas tou super indecisa para onde ir,o ano passado em agosto fui ao Vietnam e agora só penso voltar..fiquei apaixonada ❤️❤️❤️✈️ Talvez Tailândia mas tenho medo que seja mt turística..vou acompanhando aqui as dicas e dps logo vejo. Boas viagens neste novo ano

    • Jo Reply

      Obrigada Rita! 🙂 Há tanto para ver no Sudeste Asiático… Vou voltar este ano também, em Março, para 3 meses por Myanmar/Birmânia (que ainda não conheço) e pela Tailândia, Sul do Vietname e Indonésia para explorar um pouco mais destes países. Se tiver tempo ainda dou um pulinho às Filipinas. A Tailândia é turística sim, mas não é por isso que deixa de merecer uma visita, é um país absolutamente fantástico e extremamente diversificado 😉 Mas confesso que o Laos foi um dos meus destinos preferidos. Se precisares de alguma dica em particular que não esteja no site, é só dizer 🙂 Boas viagens para ti também!

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.