Um dos principais comentários que ouço cada vez que digo que costumo viajar sozinha é “Que corajosa! Não tens medo?”. Hoje em dia, depois de algumas aventuras sozinha pelo mundo, apenas sinto o nervoso miudinho saudável que antecede cada partida, mas há uns anos atrás, quando me passou pela cabeça pela primeira vez a ideia de viajar sozinha, sim, posso dizer que tive medo. Mas não deixei que me impedisse de avançar e de ter uma das melhores experiências da minha vida.

Com este artigo procuro dar-te a conhecer alguns truques e técnicas que te poderão ajudar a combater esse medo de viajar sozinha, e a sentires-te mais segura para dares finalmente o grande passo de pegar na mochila e partires mundo fora.

Nascer do Sol em Bagan, Myanmar

Bagan, Myanmar

Truques para reduzir o medo de viajar sozinha

Pesquisa o máximo possível sobre o destino

Após tomada uma decisão sobre o destino, segue-se a pesquisa sobre o que ver e fazer em viagem. Para quem viaja sozinha pela primeira vez, uma pesquisa exaustiva e um planeamento detalhado da viagem, revelam-se excelentes formas de ganhar mais segurança e tranquilidade.

Quantos menos motivos de preocupação e ansiedade existirem, melhor será a experiência para quem viaja sozinha pela primeira vez.

Roteiro Sri Lanka / Ella

Ella, Sri Lanka

Foca-te apenas nos pontos positivos

É fácil focarmo-nos apenas nos pensamentos menos positivos que nos passam pela cabeça. “Vou-me sentir sozinha?”, “Vou-me sentir insegura?”. Mas a verdade é que, por experiência própria, posso dizer que os pontos positivos serão infinitamente superiores aos negativos.

Concentra-te em pensar em todos os momentos incríveis que certamente viverás ao viajares sozinha: novas amizades de todo os cantos do mundo, liberdade para decidires a tua agenda e os teus horários e uma maior atenção ao detalhe e à experiência em si, que farão com que aproveites muito mais a viagem.

Lê também o artigo
Quando o Mundo mudou o meu mundo

Viajar sozinha no Vietname

Vietname

Marca tours em grupo

Um grande medo associado a viajar sozinha é a ideia de podermos vir a sentir solidão. Uma boa forma de conhecermos pessoas quando viajamos sozinhas é através da marcação de tours em grupo. Para além de aprenderes um pouco mais sobre os destinos que visitas, é inevitável que acabes por conhecer outros viajantes que estejam na mesma situação que tu.

Tens vários websites onde poderás procurar os teus tours antes de chegares ao destino, um que recomendo habitualmente é o Get Your Guide, que te oferece várias opções com preços e durações diferentes.

Roteiro de Viagem Filipinas

Filipinas

Procura testemunhos de outras Viajantes a Solo

Não há melhor forma de ganhar coragem e inspiração para uma viagem a solo do que lendo e ouvindo testemunhos de outras mulheres que tenham já passado pela experiência.

De repente, todos os medos associados a viajar sozinha, que nos invadiam a mente de forma descontrolada, começam a perder a força. Começamos a rever-nos naquela experiência contada na primeira pessoa e a imaginar-nos na mesma situação. Subitamente, o desejo de passar pelo mesmo sobrepõe-se a todos os pensamentos menos positivos, e mal damos por isso já estamos a partir de mochila às costas para o destino dos nossos sonhos.

Para mais inspiração segue-me no Instagram, no Facebook e junta-te ao Grupo de Facebook que criei chamado Mulheres Viajantes, que poderá dar-te uma ajuda extra a encontrares a inspiração que procuras.  

mulher seguro de viagem | viajar sozinhaComeça pouco a pouco no teu próprio país

Se o que te assusta é a ideia de te sentires insegura e de passares por alguma situação menos positiva a milhares de quilómetros de distância, então porque não começares a viajar sozinha no teu próprio país ou noutro país vizinho?

É uma excelente forma de começares a ganhar confiança e experiência no planeamento de viagens de forma independente. Vais ver que passado pouco tempo já te sentirás mais à vontade para te aventurares para outros destinos mais longínquos.

Lê também o artigo
Viajar sozinha em segurança | 15 dicas úteis

Lagoa das Furnas, Açores, São Miguel

São Miguel, Açores

Marca estadias em Hostels

A par dos tours em grupo, ficar em hostels é uma ótima forma de conhecer outras pessoas em viagem. Existem vários tipos de hostels, com vários tipos diferentes de dormitórios: mistos (homens e mulheres) ou só para mulheres. Alguns têm pouca privacidade entre camas, mas encontras outros que praticamente te oferecem a privacidade de um quarto.

Se, no entanto, não te agradar a ideia de partilhar quarto com outras pessoas, podes sempre procurar um hostel que tenha quartos privados e utilizar as zonas comuns para travares novas amizades.  

Roteiro de Viagem Filipinas | Viajar Sozinha

Bohol, Filipinas

O mundo não é tão mau como parece nos Media

De certeza que já reparaste que a grande maioria das notícias destacadas pelos meios de comunicação social são negativas. A verdade é que “vendem” mais do que as positivas. Grande parte da nossa opinião sobre o mundo é quase unicamente construída com base no que os media nos passam. Ora, se só nos passarem notícias negativas, é certo que a nossa perceção será essencialmente negativa, e o medo de viajarmos para determinados destinos, especialmente sozinhas, aumentará bastante.

Na grande maioria dos casos, os países sobre os quais temos essa perceção negativa não são tão perigosos como imaginamos. E quando um dia por acaso viajamos para esses mesmos países, temos pena de nos termos deixado iludir durante tanto tempo com ideias pré-concebidas.

Mandalay em Myanmar

Mandalay, Myanmar

Gostaste do artigo? Então não te esqueças de deixar um comentário abaixo e de seguires o Joland através do Instagram e Facebook!

Este artigo poderá conter links de afiliados.

☆ Aproveita o desconto de 5% para seguidores do Joland na compra de um Seguro de Viagem IATI através deste link: Seguro de Viagem IATI ☆ 
➪ Planeia a tua viagem com estes links úteis

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Reservar Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Skyscanner.

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros* ou da World Nomads
* aproveita o desconto de 5% nos seguros da IATI ao reservares através do link acima

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Rentalcars.com

Transportes
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau