O que fazer e visitar em Dubrovnik, na Croácia

Não há quem o negue: Dubrovnik é uma das cidades mais bonitas e fascinantes da Europa. Que o digam os milhares de turistas que a visitam regularmente vindos de todos os cantos do mundo. Dotada de uma beleza urbanística e natural verdadeiramente incrível, é fácil sairmos desta cidade com a sensação que visitámos um local único que deverá ser visitado pelo menos uma vez na vida. Abaixo encontras 9 sugestões de locais a visitar e atividades a fazer em Dubrovnik para te ajudar a explorar ao máximo esta cidade encantadora.



1. Percorre as muralhas da cidade

Datadas do século 16, as extensas muralhas de pedra branca de Dubrovnik são de sem dúvida a sua principal atração, contribuindo muito para a beleza e fascínio de milhares de turistas que a visitam todos os dias. Designada Património Mundial pela UNESCO, as muralhas estendem-se sem interrupção ao longo de 1940mt à volta da cidade, oferecendo vistas extraordinárias sobre a cidade e sobre o azul profundo do Mar Adriático. É um ponto de visita obrigatória em Dubrovnik! Sugiro que vás o mais cedo possível para evitares as multidões de turistas e o calor abrasador (caso vás no Verão, claro).

Website: www.wallsofdubrovnik.com
Bilhete: 150 HRK – adultos; 50 HRK – crianças até 5 anos; gratuito – estudantes
Horário: 08h-18h30 (Verão. Consultar horário no website) ou 10h-15h (Inverno)


2. Faz o tour Game of Thrones

Não há fã da popular série “Game of Thrones” da HBO que não dê por si a lembrar-se entusiasticamente de alguns episódios ao percorrer Dubrovnik, conhecida na série como “King’s Landing”, a capital dos Sete Reinos.

Para os fãs é possível fazer um tour especial pela cidade que inclui todos os locais incluídos como cenário na série, incluindo o local onde se encontra o Trono de Ferro e algumas histórias interessantes sobre o backstage das filmagens. No fundo é uma forma divertida de fazer uma visita guiada pela cidade.

Website: Tours Game of Thrones
Preço: Desde €20

O que fazer em Dubrovnik, na Croácia


3. Faz um tour de kayak à volta de Dubrovnik

Uma forma diferente e bastante refrescante de ver Dubrovnik. Os tours de kayak levam-te a explorar as várias grutas e enseadas que rodeiam a cidade e a ilha de Lokrum (conhecida como a Ilha do Amor) dando-te uma perspectiva diferente da normal. Alguns tours incluem ainda provas de vinho, snorkelling.

Website: Tours Kayak Dubrovnik
Preço: Desde €27

dubrovnik croacia
Foto de huckfinncroatia.com

4. Toma um copo no bar de falésia Buza Bar

O Buza Bar é um dos bares mais conhecidos em Dubrovnik para uma bebida fresca ao final de tarde com vistas privilegiadas sobre o Mar Adriático. Localizado mesmo em cima da falésia, é o único bar virado para o lado do mar junto às Muralhas da cidade. Os preços são, como é de esperar, elevados, mas a vista compensa. É também um local de eleição para quem gosta de salta da falésia diretamente para as águas cristalinas do Adriático.

Morada: Crijevićeva ul. 9, 20000, Dubrovnik, Croácia
Website: www.facebook.com/beachbarbuza

Dubrovnik Croacia
foto de oddviser.com

5. Sobe ao topo do Monte Srjd de teleférico

O topo do Monte Srjd dá-te uma das melhores (senão a melhor) vista sobre Dubrovnik. A subida faz-se através de teleférico, que já é uma atração por si só. No topo encontras um restaurante, o Panorama, uma loja de pérolas (quem nunca precisou de uma pérola assim do meio do nada?), um anfiteatro e um senhor no exterior que reproduz e vende moedas antigas. Mas a verdadeira atração é mesmo o por-do-sol sobre a cidade. Os bilhetes podem ser comprados diretamente na entrada para o Teleférico ou através de agências que se encontram espalhadas pela cidade.

Website: www.dubrovnikcablecar.com
Preço: 150 HRK (adultos, ida e volta), 60 HRK (crianças 4-12, ida e volta)


Lê também o artigo: 

Roteiro de 1 semana | Roadtrip pela Croácia



6. Visita a ilha de Lokrum de barco

A ilha de Lokrum está localizada a 600mt de Dubrovnik e é acessível de ferry ou num dos muitos tours disponíveis. Conhecida também como a Ilha do Amor, Lokrum é o local perfeito para fugir durante por algum tempo do sol quente que banha Dubrovnik. A incluir na visita estão os Jardins Botânicos, plantados no século 19 e lar de alguns pavões que por ali se passeiam regularmente; o Mosteiro Beneditino datado da época medieval, cujas primeiras referências remontam a 1023 e o lago “Mar Morto”, assim conhecido pela quantidade de sal que contém fazendo com que a experiência de ali nadar se assemelhe à do Mar Morto.

Website: www.lokrum.hr


7. Dá um mergulho das falésias para o mar Adriático

Num passeio pelas muralhas de Dubrovnik não é raro avistarem-se alguns aventureiros a saltarem das falésias diretamente para as águas do Mar Adriático. Se a adrenalina tem obrigatoriamente de fazer parte do teu dia a dia, então não podes perder esta experiência. O Buza Bar (acima referido) é um dos locais preferidos para o mergulho das falésias.


8. Perde-te nas ruas da cidade

Dubrovnik é sem dúvida alguma uma cidade fascinante. As casas de pedra com a sua arquitetura tão típica que nos transporta atrás no tempo, as centenas de degraus que preenchem as suas ruas, as inúmeras esplanadas e o ambiente mágico fazem com que seja um verdadeiro prazer perdermos-nos pelas suas ruas, becos e vielas. É incrível a forma como a cidade se voltou a por de pé desta forma tão extraordinária após ter sido palco de alguns dos maiores bombardeamentos durante a guerra nos anos 90.


9. Visita o campo de basket com a melhor vista do mundo

Posso dizer que, sem sombra de dúvida, este foi o campo de basket com a melhor vista que eu alguma vez vi na vida. Localizado no topo de uma colina no meio da cidade, junto à Torre de Minceta, não há quem resista a visitar este campo para admirar a vista sobre Dubrovnik e o Mar Adriático. Foi considerado em 2017 um dos 10 Melhores Desenhados Campos de Basket do Mundo pela prestigiada publicação Architectural Digest.

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

1 Comment

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.