Ilha das Flores, Açores | Guia e Dicas Úteis de Viagem

Até outubro deste ano a minha visita aos Açores tinha-se limitado à Ilha de São Miguel, com a qual tinha ficado extremamente bem impressionada. Mantos verdes de perder de vista, paisagens bucólicas e um ambiente repleto de paz que pensei que não pudesse ser superado.

Até ter descoberto a Ilha das Flores, o Jardim dos Açores. Uma ilha ainda mais verde que São Miguel, um paraíso de tranquilidade, vistas de tirar o fôlego para onde quer que nos viremos e um destino a que voltarei assim que tiver oportunidade! Abaixo encontras um pequeno Guia de Viagem sobre a Ilha das Flores para que possas planear da melhor forma os teus dias por lá.

Localização

A Ilha das Flores está inserida no Grupo Ocidental de ilhas do Arquipélago dos Açores, sendo a maior das 2 ilhas que lá se encontram (a outra ilha é a Ilha do Corvo).


Clima na Ilha das Flores

Como nas restantes ilhas que compõem o arquipélago, o clima na Ilha das Flores é marcado por temperaturas amenas durante o ano inteiro e valores consideráveis de humidade. Dezembro é o mês mais chuvoso e os meses mais quentes são os de Verão (julho, agosto e setembro) com temperaturas máximas entre os 24 e 26º e mínimas por volta dos 22º. Eu visitei a Ilha em outubro e tive bastante sorte com o tempo: encontrei temperaturas amenas e só choveu uma vez de madrugada.

ilha das flores | Açores


Vê também o artigo 

Ilha de São Miguel – Açores | Guia e Dicas de Viagem


Como chegar à Ilha das Flores

Não existem voos diretos para a Ilha das Flores diretamente de Portugal continental, pelo que terás sempre de fazer pelo menos uma escala. Eu voei com a SATA a partir de Lisboa, com escala na Horta, Ilha do Faial, o que me deu a oportunidade de ainda dar um passeio rápido por outra ilha que eu ainda não conhecia. Clica no botão abaixo para descobrires a melhor opção de voo para ti.

Voos para as Flores

ilha das flores | Açores


Vê também o artigo

Ilha Terceira – Açores | Guia e Dicas de Viagem


Transportes na Ilha das Flores

A melhor forma de te deslocares de forma autónoma e rápida dentro da Ilha das Flores é de carro alugado. Existem táxis também, mas a forma mais conveniente e económica para percorrer a ilha à vontade passa por alugares um carro na ilha, que poderás recolher e entregar no aeroporto. 

Find Your Rental Car

Onde ficar na Ilha das Flores

Poderás optar por ficar no centro de Santa Cruz das flores, a capital da Ilha, ou então procurar um local que te permita usufruir de forma perfeita da paz, tranquilidade e paisagem verdejante que lhe é tão  característica. Se optares pela segunda opção, então recomendo a 100% a Aldeia da Cuada, um turismo de aldeia encantador, perto da Fajã Grande, onde poderás passar uns dias de completo descanso e paz. Faz no entanto uma pesquisa prévia para descobrires o alojamento que mais te convém.

Aldeia da Cuada


Onde comer na Ilha das Flores

A escolha de restaurantes na ilha não é muita, não existem propriamente restaurantes a cada esquina. E fora da época alta (Verão) é aconselhável que faças uma pesquisa prévia e que reserves com pelo menos um dia de antecedência. Cheguei num feriado nacional à Ilha das Flores e tive de ligar a pelo menos uns 4 restaurantes diferentes até encontrar um que se encontrasse aberto. Abaixo deixo uma lista de restaurantes a que fui e outros de que ouvi falar bem, para te ajudar com a escolha:

Restaurante da Aldeia da Cuada

Este restaurante está localizado dentro da Aldeia da Cuada. Jantei lá aquando da minha estadia e recomendo a 100%. De destacar a espetada de Mero, acompanhadas por um vinho branco Farias (da ilha do Pico) bem fresquinho!

Morada: Aldeia da Cuada, Fajã Grande, 9960-070 Faja Grande | Contacto: +351 292 590 040

Aldeia da Cuada

Restaurante Maresia

O Maresia está localizado na freguesia da Fajã Grande. Tem uma decoração especial com um toque vintage, e a banda sonora que se ouve por lá é simplesmente maravilhosa, especialmente pelo facto de poder ser apreciada na esplanada com vista para o mar e as piscinas naturais.

Só servem por reserva, pelo que é importante que marques pelo menos com um dia de antecedência. O proprietário é de uma enorme simpatia e põe logo os clientes à vontade. Recomendadissimo nem que seja apenas para um gin ao pôr-do-sol!

Morada: Rua Via D’água, Fajã Grande | Contacto: +351 965 665 649 | Website

Casa da Vigia

Confesso que estranhei quando li criticas online sobre o restaurante Casa da Vigia, que referiam o Pad Thai como um dos grandes pratos do menu. Até o provar. Já provei vários Pad Thai em Portugal que em nada se aproximavam do verdadeiro Pad Thai tailandês, por isso já ia com alguma desconfiança. Mas posso garantir-te que este é de facto muito bom. Para além do Pad Thai, o restaurante tem ainda uma boa seleção de pratos vegetarianos e uma decoração muito charmosa. Tal como no restaurante Maresia, é aconselhável reserva prévia.

Morada: Rua Assumada 6, Fajã Grande | Contacto: +351 292 552 217 | Website

O que ver e fazer na Ilha das Flores

Abaixo encontras algumas sugestões de locais a visitar na Ilha das Flores. De certeza que existe muito mais para ver por lá, principalmente se te aventurares num percurso pedestre pela ilha, algo que eu própria terei de fazer da próxima vez que lá for.  No mapa abaixo inseri as localizações de cada local referido para te ajudar a orientares-te um pouco melhor.

Poço da Ribeira do Ferreiro

ilha das flores | Açores

Na verdade foi uma fotografia do Poço da Ribeira do Ferreiro (também conhecida como Alagoinha) que me deu o empurrão que eu precisava para ir à Ilha das Flores. Um local mágico, de uma tranquilidade enorme, onde dezenas de cascatas caem das encostas das montanhas que rodeiam uma lagoa. Para lá chegares terás de estacionar o carro junto à estrada, no parque de estacionamento que lá existe, e fazer o resto do caminho a pé. Leva uns bons sapatos de caminhada. O caminho não é dificil, mas tem muitas pedras, e ainda demoras uns 15 a 20 minutos a percorrê-lo na totalidade.

Poço do Bacalhau

ilha das flores | Açores
foto de timeout.pt

O Poço do Bacalhau é um dos locais mais procurados na Ilha das Flores. É aqui que terás a oportunidade de dar um mergulho numa pequena lagoa de águas transparentes, alimentada por uma cascata com cerca de 90m de altura. Está localizado na Fajã Grande.

Dar um mergulho nas Piscinas Naturais

ilha das flores | Açores

Esta foi a primeira coisa que fiz ao chegar à Ilha das Flores. Logo ao sair do aeroporto demos com uma placa que anunciava a proximidade das piscinas naturais. Não passaram nem 10 minutos até eu estar metida nas águas limpidas e de temperatura amena das piscinas naturais de Santa Cruz. Na zona da Fajã Grande, mesmo em frente ao restaurante Maresia que referi acima, encontras outras piscinas. Tem cuidado no entanto a descer a rampa até à água porque é mesmo muito escorregadia!

Rocha dos Bordões

ilha das flores | Açores

A Rocha dos Bordões é por muitos considerada o ex-libris da Ilha das Flores. Trata-se de uma formação geológica impressionante e muito interessante, com cerca de 570.000 anos, localizada junto à estrada entre as povoações de Lagedo e Mosteiro. Vê-se particularmente bem a partir do Miradouro da Rocha dos Bordões, um pouco mais à frente na estrada.

Visitar as 7 Lagoas

ilha das flores | Açores

O que não falta na Ilha das Flores são Lagoas. Ao todo são 7 lagoas com nomes relacionados com a profundidade e outras características das suas águas: lagoa rasa, lagoa funda, lagoa seca, lagoa branca, lagoa comprida, lagoa lomba e lagoa negra. Gostei particularmente da visão das lagoas rasa e funda lado a lado mas em altitudes diferentes, no meio de um manto verde de perder de vista.

Visitar a Ilha do Corvo

ilha das flores | Açores

A Ilha das Flores e a Ilha do Corvo estão separadas por uma viagem de barco de cerca de 40 minutos. Eu viajei com a empresa Passeios Turísticos das Flores, com a Cecilia como capitã do barco, que recomendo a 100%. Muito profissionais e organizados, com a viagem a ser feita dentro de todos os requisitos de segurança. A caminho do Corvo ainda tivemos a sorte de ver golfinhos mesmo junto ao barco! Na viagem de regresso está incluída uma volta a ilha das Flores que te mostra paisagens extraordinárias, incluindo várias cascatas a cairem diretamente no mar. A viagem tem um valor de €35 por pessoa. À chegada ao Corvo encontras alguns autocarros que por €5 te levam à Caldeira e a conhecer mais alguns locais na ilha. (Dica extra: não percas as maravilhosas empadas de atum disponíveis no bar junto ao porto da ilha. Consegui comer 3 num dia…)

Contactos: +351 917 918 964 / +351 964 220 645 | website

Para mais dicas úteis, fotos e videos, acompanha as minhas viagens através  do Instagram e Facebook.

Este artigo poderá conter links de afiliados.

PLANEIA A TUA VIAGEM COM ESTES LINKS ÚTEIS

Alojamento:
Para reservas de alojamento uso sempre o Booking ou o AirBnb.

Voos:
Para encontrares os melhores voos para as tuas viagens recomendo o Jet Radar

Seguro de Viagem:
Para te manteres segura em viagem recorre aos seguros da IATI Seguros (desconto de 5%) ou da World Nomads 

Tours e Atividades:
Para reserva de tours e atividades em vários destinos recomendo a Get Your Guide ou a Viator

Alugar Carro:
Para alugar carro uso sempre a Discover Cars

Transportes:
Para compra de bilhetes para transportes na Ásia recomendo o 12go.asia ou o Baolau

Maria João Proença

Nascida e criada em Lisboa, Portugal, mas apaixonada pelo mundo. Adoro partilhar as minhas histórias de viagem, fotografias e videos e aconselhar e inspirar quem partilha a mesma paixão pelas viagens!

31 Comments

  1. Muito obrigado por estas excelentes informações. Tudo o que li e vi, ainda mais me fez convencer a organizar a viagem que pretendo fazer ás Flores e Corvo. Espero encontrar bom tempo a partir de 20 de Setembro.

  2. Maria Afonso Reply

    Obrigada pela informação. Muito útil. Pretendo ir visitar esta esta e foi uma grande ajuda. Gostei!

  3. Depois de ver este post sobre a ilha das flores fiquei com muita vontade de visitar 🙂 Acha que daria para visitar com um bebé de um ano? As caminhadas são muito longas?

  4. Fizemos a viagem em 2016, também foi uma experiência incrível! A “minha” ilha de São Miguel é espectacular, muito bonita, mas a ilha das Flores bate realmente na quantidade de verde, de “segredos” existentes. É incrível!
    O Poço da Alagoinha também foi uma das paisagens que me fez querer ir lá! 🙂

      • Adélia Rangel Reply

        Conheço todas as outras ilhas …. lindas, cada uma com a sua beleza! As Flores e o Corvo, partirei amanhã para finalmente, também ter o privilégio de as ficar a conhecer! Adoro os Açores!

  5. Keylline Baal Reply

    Que linda apresentação da Ilha de Flores, Maria João, parabéns. Sou do Brasil e pretendo ir setembro desse ano, você recomenda quantos dias em Flores e São Miguel?

    • Muito obrigada Keylline recomendava uns 4 a 3 dias em cada uma, portanto uma semaninha para essas 2 ilhas. São lindas, vale mesmo a pena Boa viagem!

  6. quanta coisa maravilhosa, quanta natureza nessa ilha!! achei demais! achei uma gracinha essa aldeia da cuada, bem pitoresca

  7. Que lugar lindo, já tinha ouvido falar, mas suas imagens e relatos convencem que realmente precisa entrar na lista de qualquer viajante. E ilhas são tão especiais…

  8. Portugal definitivamente me convida a nova visita. Este é mesmo um país de muitas e variadas belezas. Sempre ouço falar bem, e vejo imagens lindas dos Açores, e este texto só vem comprovar toda a beleza da região.

    Exatamente onde eu gostaria de estar agora! 🙂 bjus

  9. Quanta beleza tem Portugal…. Quantas coisa eu ainda preciso conhecer….
    Já havia lido sobre as ilhas de Açores e tbem de madeira, mas essa ilha em particular eu não conhecia. Que lugar lindo…..
    Amei aquela piscina natural!

    • A Ilha das Flores não é das mais conhecidas, mas é sem dúvida uma das mais bonitas, perfeita para quem quer relaxar no meio da natureza quase em estado virgem 🙂

  10. Patricia Câmara Reply

    Uau Maria João! Lindo!! Ainda não conheço a Ilha das Flores mas tenho de conhecer. De todo o arquipélago ainda não visitei nem as Flores nem o Corvo o que me parece ser uma grande falha! Óptimas fotos e excelente partilha. Parabéns.

    • Ana de Jesus Gomes Reply

      Amei este artigo, agora vou querer conhecer está ilha! Obrigada!

  11. Já quero conhecer a Ilha das Flores! Adorei as fotos, lindas! A ilha parece ser super tranquila, senti uma paz vendo as fotos…muita natureza.. gostei!

  12. Maria, moro em Lisboa e sou louca para ir conhecer todas as ilhas portuguesas, Açores, Madeira e companhia. Eu tenho dificuldade de encontrar passagens aéreas com preço bom. Tem dicas para encontrar passagens? Adorei as dicas e o visual é de ficar apaixonado né?! Adorei!!! 🙂

  13. Nossa Maria, que lugar lindo! Não conhecia esse destino, mas com sua descrição, deu muita vontade de ir.

Gostaste do artigo? Deixa aqui o teu comentário!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.